Topo

Instalação de Shia LaBeouf contra Trump em NY é fechada após atos violentos

Instalação idealizada pelo ator Shia LaBeouf no Museum of the Moving Image, em Nova York - Timothy A. Clary/AFP Photo
Instalação idealizada pelo ator Shia LaBeouf no Museum of the Moving Image, em Nova York Imagem: Timothy A. Clary/AFP Photo

Em Nova York (EUA)

10/02/2017 15h22

O Museum of the Moving Image, em Nova York, anunciou nesta sexta-feira (10) o fechamento de uma instalação artística feita pelo ator Shia LaBeouf contra o presidente de Estados Unidos, Donald Trump, depois de o local se transformar em palco de frequentes episódios de violência.

"A instalação criava um risco sério e contínuo para a segurança pública, para o museu, para os visitantes, a equipe, moradores e comerciantes", afirmou em comunicado o Museum of the Moving Image, que fica no distrito do Queens.

De acordo com a direção do local, embora a exibição tivesse um intuito construtivo, sua ideia se deteriorou significativamente depois que LaBeouf foi detido no final de janeiro após se envolver em uma briga. Desde então, o museu sofreu dezenas de ameaças de violência e viu várias detenções, o que obrigou a polícia a vigiar a instalação continuamente.

A instalação, chamada "He will not divide us" (Ele não vai nos dividir) foi aberta em 20 de janeiro, mesmo dia da posse de Trump, e convidava o público a ficar de frente para uma câmera e falar o título da obra. A ideia do ator e seus colaboradores era que o vídeo fosse exibido ao vivo pela internet de forma ininterrupta durante os próximos quatro anos como símbolo de "resistência, oposição ou otimismo".