Topo

Tailândia recebe primeira exposição do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado na abertura da exposição "The World Through His Eyes", na Tailândia - Reuters
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado na abertura da exposição "The World Through His Eyes", na Tailândia Imagem: Reuters

Da EFE, em Bangcoc

08/02/2017 12h15

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado inaugurou nesta quarta-feira (8), no Centro Cultural e de Arte Contemporâneo de Bangcoc, a exposição "The World Through His Eyes", a primeira na Tailândia, que estará em cartaz até 8 de março.

A mostra inclui 130 fotografias que abrangem alguns dos trabalhos do fotógrafo que refletem problemas sociais, econômicos e desastres ambientais, entre outros temas, nas últimas três décadas.

"A tentativa é criar um movimento planetário que promova uma colonização sem destruição do meio ambiente e que apoie as comunidades locais", declarou Salgado à Agência Efe, após a apresentação da exposição.

O fotógrafo acrescentou que "a fotografia sozinha não é capaz de mudar nada, é parte de um movimento que todos temos que fazer parte para que se possa mudar algo".

Uma das séries expostas é "Trabalhadores" (1986-1992), que retrata operários em vários países do mundo empregados em diversas indústrias, e a outra "Êxodos" (1993-1999), que documenta os movimentos migratórios forçados por injustiças sociais, políticas, econômicas ou desastres ambientais.

Um olhar mais otimista do mundo oferece a exibição com imagens do projeto "Gêneses" (2004-2011), que captura realidades remotas e civilizações que ainda não tenham sido influenciadas pela sociedade moderna.

O curador da exposição, Sundaram Tagore, afirmou que a obra do brasileiro captura perfeitamente a fragilidade e a força do espírito humano porque "Sebastião é uma pessoa muito humana e isso é possível ver em suas fotografias"

Atualmente, o fotógrafo brasileiro retrata tribos do Amazonas em um projeto que iniciou há quatro anos e que pretende conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente e defender as populações locais.

Salgado recebeu vários prêmios internacionais, entre outros o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes (1998), é membro de honra da Academia Americana das Artes e Ciências (1992) e Embaixador da Boa Vontade do Unicef.