Topo

Entretenimento

Quadros do Renascimento sofrem danos por frio intenso na Itália

Luca Bruno/AP Photo
A Pinacoteca de Brera, em Milão Imagem: Luca Bruno/AP Photo

Em Roma (Itália)

17/01/2017 15h33

A intensa e repentina onda de frio que atinge a Itália causou danos em vários quadros da Pinacoteca de Brera, em Milão, e as obras tiveram que ser protegidas com papel japonês, informou nesta terça-feira (17) o museu em comunicado.

O problema surgiu no dia 7 de janeiro, quando algumas obras sofreram danos pela falta de umidade provocada pela queda repentina das temperaturas.

Em nota, a direção da Pinacoteca, que expõe um dos mais importantes acervos de pintura do país, explicou que graças à imediata colocação do papel japonês, utilizado na restauração de quadros e livros, "não houve nenhuma perda de cor nas obras" de sua coleção.

O museu reconhece que um número "restrito" de obras sofreu danos mais graves, como os quadros "Cristo alla Colonna" (Cristo na coluna), de Donato Bramante, e "Le Storie di San Girolamo" (As Histórias de São Jerônimo), de Lazzaro Bastiani, duas pinturas do Renascimento italiano.

O diretor do Museu, James Bradburne, explicou que "nenhum dos danos é irreversível", e as obras mais afetadas foram imediatamente protegidas e conservadas horizontalmente no laboratório de restauração da Pinacoteca.

O papel japonês colocado nos quadros serve para conservar a pintura até que se recuperem as condições adequadas de umidade, e continuará protegendo os quadros pelo tempo que for necessário, "até que as cores fiquem estabilizadas", acrescentou a direção do Museu.

Para aclimatar suas salas, o museu milanês instalou cinco novos umidificadores, mas a direção negou que a causa dos danos seja a falta de calefação.

A direção negou "esconder" o estado de suas obras e explicou que os visitantes podem ver os quadros que ficaram expostos com os pequenos pedaços do leve papel que cobrem as partes desbotadas das pinturas.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento