Topo

Quadros do Renascimento sofrem danos por frio intenso na Itália

A Pinacoteca de Brera, em Milão - Luca Bruno/AP Photo
A Pinacoteca de Brera, em Milão Imagem: Luca Bruno/AP Photo

Em Roma (Itália)

17/01/2017 15h33

A intensa e repentina onda de frio que atinge a Itália causou danos em vários quadros da Pinacoteca de Brera, em Milão, e as obras tiveram que ser protegidas com papel japonês, informou nesta terça-feira (17) o museu em comunicado.

O problema surgiu no dia 7 de janeiro, quando algumas obras sofreram danos pela falta de umidade provocada pela queda repentina das temperaturas.

Em nota, a direção da Pinacoteca, que expõe um dos mais importantes acervos de pintura do país, explicou que graças à imediata colocação do papel japonês, utilizado na restauração de quadros e livros, "não houve nenhuma perda de cor nas obras" de sua coleção.

O museu reconhece que um número "restrito" de obras sofreu danos mais graves, como os quadros "Cristo alla Colonna" (Cristo na coluna), de Donato Bramante, e "Le Storie di San Girolamo" (As Histórias de São Jerônimo), de Lazzaro Bastiani, duas pinturas do Renascimento italiano.

O diretor do Museu, James Bradburne, explicou que "nenhum dos danos é irreversível", e as obras mais afetadas foram imediatamente protegidas e conservadas horizontalmente no laboratório de restauração da Pinacoteca.

O papel japonês colocado nos quadros serve para conservar a pintura até que se recuperem as condições adequadas de umidade, e continuará protegendo os quadros pelo tempo que for necessário, "até que as cores fiquem estabilizadas", acrescentou a direção do Museu.

Para aclimatar suas salas, o museu milanês instalou cinco novos umidificadores, mas a direção negou que a causa dos danos seja a falta de calefação.

A direção negou "esconder" o estado de suas obras e explicou que os visitantes podem ver os quadros que ficaram expostos com os pequenos pedaços do leve papel que cobrem as partes desbotadas das pinturas.