Topo

Morre aos 92 anos o maestro francês Georges Prêtre

04/01/2017 18h09

Viena, 4 jan (EFE).- O maestro francês Georges Prêtre, que de 1986 a 1991 foi "diretor convidado" da Orquestra Sinfônica de Viena, morreu na França aos 92 anos, informou nesta quarta-feira a Musikverein, famosa sala de concertos da Áustria.

"Estamos de luto pela morte de nosso diretor honorário Georges Prêtre, que morreu ontem aos 92 anos", afirma em seu site a Orquestra Sinfônica de Viena, vinculada à Musikverein.

"Tivemos o privilégio de compartilhar o palco em mais de 320 mágicos concertos, a última vez há apenas três meses, quando seu Bolero de Ravel recebeu uma ovação de pé na Musikverein", acrescenta a nota.

"Era um autêntico cavalheiro, uma lenda da música, nunca o esqueceremos", concluem os músicos.

Em 2008, quando tinha 83 anos, Prêtre se tornou o diretor mais longevo a dirigir o afamado Concerto de Ano Novo de Viena, que a cada ano é acompanhado por dezenas de milhões de pessoas de suas casas.

Dois anos mais tarde, em 2010, voltou a dirigir a Filarmônica de Viena no mais midiático dos concertos com 85 anos.

O maestro francês dirigiu durante sua longa carreira as principais orquestras nos palcos mais prestigiados, desde La Scala de Milão à Ópera de Chicago, o Royal Opera House de Londres e a Metropolitan Opera de Nova York.