Topo

Esboço de quadro de ex-prefeito de Jerusalém feito por Picasso é encontrado

26/12/2016 18h09

Jerusalém, 26 dez (EFE).- O esboço de um quadro do ex-prefeito de Jesuralém, Tedy Kolek, feito pelo pintor espanhol Pablo Picasso em um catálogo para o Museu de Israel esteve prestes a acabar no lixo, informou nesta segunda-feira o jornal "Times of Israel".

Os filhos de Kolek encontraram por acaso o esboço, desenhado e assinado por Picasso em 1969, quando faziam uma limpeza na casa de sua mãe, que morreu no início deste ano.

"O encontramos entre os muitos livros sobre Jerusalém na biblioteca de nossos pais. Estive a ponto de jogá-lo no lixo", destacou a filha do ex-prefeito, Osnat Kolek.

O quadro do ex-prefeito, com traços em vermelho e preto, tem data de 11 de dezembro de 1969 e aparece na parte final de um catálogo sobre uma exposição do artista espanhol em Israel.

Os filhos de Kolek decidiram doar o esboço à Fundação Jerusalém, uma organização sem fins lucrativos que comemorou 50 anos em 2016.

Tedy Kolek, que morreu em 2 de janeiro de 2007, foi prefeito de Jerusalém entre 1965 e 1994. Além disso, fundou e presidiu o Museu de Israel.