Topo

Entretenimento

Partes de estátuas de deusa da guerra Sejmet são descobertas no Egito

09/12/2016 13h24

Cairo, 9 dez (EFE).- Arqueólogos europeus descobriram partes de várias estátuas da deusa faraônica da guerra Sejmet e de uma esfinge na área de monumentos de Luxor, no sul do Egito, informou nesta sexta-feira o Ministério de Antiguidades egípcio.

Em comunicado, o chefe de Egiptologia de Antiguidades, Mahmoud Afifi, explicou que as partes de Sejmet foram encontradas no templo funerário do faraó Amenotep III (1390-1352 a.C.) na região de Kom al Hitan, e estão em muito bom estado e fazem parte de três bustos e uma estátua sem cabeça.

A chefe do projeto de restauração do templo, que fez a descoberta, Hourig Sourouzian, disse na nota que também descobriram fragmentos de um tamanho de dois metros de uma estátua de uma grande esfinge, mas em péssimo estado, por isso que começarão a restaurá-los.

Além disso, antecipou que todas essas estátuas serão depositadas em um armazém até a conclusão do projeto de restauração do templo para ser colocadas em seus lugares originais.

Sourouzian afirmou que as peças descobertas se unem a outras estátuas achadas anteriormente pela missão liderada por ele.

O objetivo fundamental do projeto é a restauração dos dois colossos de Mennom e do templo de Amenotep III, e preservar o que resta das partes dispersas do templo e reuni-las, já que os prédios ficaram danificados por um forte terremoto registrado há cerca de 1.200 anos a.C., depois de cerca de 150 anos de sua construção.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento