Topo

Hamas inicia celebrações em Gaza em comemoração ao 29° aniversário

09/12/2016 12h55

Gaza, 9 dez (EFE).- O movimento islamita Hamas celebrou nesta sexta-feira o 29º aniversário do começo da Primeira Intifada com uma grande manifestação em Gaza como início da comemoração de seu próprio aniversário, em 14 de dezembro.

Milhares de pessoas compareceram depois da tradicional reza do meio-dia de sexta-feira à região de Jabalya, no norte da Faixa, a um ato no qual participaram vários líderes do Hamas e foram ouvidos slogans contra Israel.

"Prometemos a nossos prisioneiros que seguiremos atuando até que sejam libertados", afirmou um dos máximos líderes islamitas, Khalil al Hayay, que advertiu ao país que exerce um ferrenho bloqueio sobre o enclave desde a tomada do poder pelo Hamas em 2007 que "deve estar pronto para pagar o preço".

Este dirigente também fez referência à última ofensiva militar de envergadura que Israel lançou contra Gaza em 2014 e elogiou o papel desempenhado por seu braço armado, as Brigadas de Azedim al Qasam.

O movimento islamita foi criado em dezembro de 1987, poucos dias antes de explodir o levantamento violento palestino que se prolongaria durante seis anos, liderado pelo xeque Ahmed Yassin, teu líder espiritual, que morreu em um bombardeio israelense sobre a Faixa em 2004.