Topo

Eleições dos EUA e política brasileira são os temas mais falados do Facebook

09/12/2016 13h11

Redação Central, 9 dez (EFE).- As eleições dos Estados Unidos, os escândalos da política brasileira e o jogo de realidade aumentada Pokémon GO lideram a lista dos dez assuntos mais comentados em nível global no Facebook em 2016.

A rede social divulgou nesta sexta-feira a classificação dos assuntos que mais deram o que falar na plataforma ao longo do ano no mundo todo, assim como os vídeos ao vivo que mais tiveram visualizações.

Após as eleições dos Estados Unidos, que terminaram com a vitória do republicano Donald Trump, a política do Brasil e "Pokémon Go", os temas mais populares foram o movimento político "Black Lives Matter" ("As vidas negras importam") contra os assassinatos de cidadãos negros por policiais brancos e a eleição de Rodrigo Duterte como presidente das Filipinas.

A lista segue com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o "Brexit", o músico David Bowie, que morreu em janeiro, e o boxeador Muhammad Ali, que morreu em junho.

O top 10 de transmissões ao vivo mais vistas é liderado por um vídeo no qual uma mulher, Candace Payne, coloca uma máscara do personagem Chewbacca, de "Star Wars", que conta com 163 milhões de reproduções.

Também constam na lista o vídeo do músico Ted Yoder tocando "Everybody Wants to Rule the World" com um dulcimer - um instrumento de corda -, que soma 85 milhões de reproduções, e a contagem regressiva do portal "BuzzFeed" para as próximas eleições presidenciais dos EUA, que serão em 2020, que já foi vista mais de 51 milhões de vezes.

A lista dos dez assuntos mais falados da rede social tem como referência os temas mais comentados entre 1º de janeiro e 27 de novembro de 2016, enquanto a classificação de vídeos ao vivo é medida pelo número de visualizaões acumuladas.