Topo

Morre aos 69 anos Greg Lake, um dos pioneiros do rock progressivo

08/12/2016 16h30

Londres, 8 dez (EFE).- O cantor britânico Greg Lake, líder das bandas King Crimson e Emerson, Lake & Palmer, morreu ontem aos 69 anos, informou nesta quinta-feira a emissora britânica "BBC".

Lake, compositor, baixista, guitarrista e vocalista, e um dos pioneiros do rock progressivo na década de 1970, morreu após uma "longa e tortuosa batalha contra o câncer", disse seu empresário e amigo Stewart Young.

"Ontem, 7 de dezembro, perdi meu melhor amigo após uma longa batalha contra o câncer. Greg Lake estará sempre em meu coração, como sempre esteve", escreveu Young na página oficial do cantor no Facebook.

Nascido em Bournemouth (sul da Inglaterra) em 1947, Lake formou junto com seu companheiro de estudos, Robert Fripp, o grupo King Crimson, uma das bandas mais destacadas na história do rock progressivo.

Por desavenças com Fripp, em 1970 Lake se uniu ao tecladista Keith Emerson e o baterista Carl Palmer para criar um projeto musical paralelo, conhecido como Emerson, Lake & Palmer (ELP), pelo qual terminou abandonando o King Crimson e que se consolidou como uma banda cultuada, vendendo mais de 35 milhões de discos.

Nove anos depois, o trio se separou e Lake iniciou sua carreira solo e como produtor, antes de passar brevemente pelo grupo Asia, formado por músicos que tinham participado de bandas de estilo sinfônico.

Em 1992, Emerson e Lake voltaram a se juntar em um grupo no qual Cozy Powell substituiu Carl Palmer e que recebeu o nome de Emerson, Lake & Powell.

Keith Emerson, seu companheiro desde 1970, se suicidou em março deste ano com um tiro na cabeça, afligido por uma depressão profunda.