Topo

Entretenimento

Bob Dylan envia discurso de agradecimento para ser lido em banquete do Nobel

05/12/2016 09h12

Copenhague, 5 dez (EFE).- O cantor americano Bob Dylan, ganhador do Nobel de Literatura deste ano, enviou um discurso de agradecimento para ser lido junto com os dos outros premiados no banquete posterior à entrega de prêmios, que acontece nesta sexta-feira em Estocolmo, informou nesta segunda-feira a Fundação Nobel.

O músico tinha comunicado há três semanas que não compareceria à cerimônia, nem à conferência de aceitação, realizada três dias antes, alegando "compromissos prévios".

Além disso, a Fundação Nobel informou que a cantora americana Patti Smith interpretará um tema de Dylan, "A Hard Rain's A-Gonna Fall", na festa de entrega dos prêmios.

Dylan foi reconhecido no dia 13 de outubro com o Nobel de Literatura por criar "novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção americana", uma escolha surpreendente, pois esta foi a primeira vez que o prêmio foi dedicado a um cantor.

Após tentar contato com o músico durante vários dias, a Academia Sueca acabou desistiu de fazê-lo, e um de seus integrantes, o escritor Per Wästberg, chegou a chamar Dylan de "rude" e "arrogante", mas a própria instituição tomou distância dessas declarações mais tarde.

Dylan finalmente aceitou o Nobel e agradeceu o prêmio, ao confessar que estava "sem palavras" devido ao reconhemiento. No entanto, o músico inicialmente não confirmou se iria a Estocolmo, em uma conversa telefônica com Sara Danius, secretária permanente da Academia.

Dias depois que foi divulgada sua negativa a viajar para a Suécia, Danius anunciou que representantes do músico tinham confirmado que Dylan se apresentará em Estocolmo no primeiro semestre do ano que vem, por isso a Academia Sueca acredita que ele poderá oferecer a conferência nesse período.

Embora não seja necessário que o agraciado compareça pessoalmente a Estocolmo - como ocorreu por exemplo nos últimos anos com os britânicos Doris Lessing e Harold Pinter -, ele deve pronunciar uma conferência para poder receber o prêmio e as 8 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 900 mil).

A conferência de recebimento do Nobel não precisa ser presencial, nem mesmo um discurso como tal, mas deve acontecer num prazo de seis meses a partir de 10 de dezembro.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento