Entretenimento

Unesco declara carnaval de El Callao, na Venezuela, Patrimônio da Humanidade

01/12/2016 13h11

Adis-Abeba, 1 dez (EFE).- A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou nesta quinta-feira Patrimônio Imaterial da Humanidade o carnaval de El Callao, na Venezuela, tradição centenária do sul do país.

A decisão foi tomada pelo Comitê intergovernamental durante sua reunião anual em Adis Abeba, na Etiópia, ao considerar que o carnaval é uma representação festiva "da memória e identidade cultural".

"Este carnaval põe em destaque a história do povo de El Callao, fortalece sua identidade e promove a unidade" na cidade, afirmou a Unesco.

O carnaval de El Callao é uma tradição com mais de cem anos de história. O antropólogo Víctor Rago, em nome da delegação venezuelana, destacou o caráter "multiétnico e multicultural" de seu país, e deu como exemplo seu vínculo com as Antilhas e o continente africano.

"Nossos antepassados, cheios de sabedoria, saíram do continente africano e, além de sofrer, deram vida e mais vida na América", ressaltou Rago durante seu discurso.

De janeiro a março, esta festividade reúne milhares de pessoas que se fantasiam e desfilam ao som do calipso.

Segundo o Comitê, formado por representantes de 24 Estados participantes na convenção da Unesco, o carnaval "incentiva as gerações mais jovens a descobrir seu patrimônio cultural".

O Comitê intergovernamental, formado por representantes de 24 Estados participantes da convenção da Unesco, se reúne uma vez por ano para estudar as candidaturas de inscrição em suas listas.

A 11ª reunião do Comitê, realizada na Etiópia, é a quarta sediada no continente africano, após as de Argélia (2006), Quênia (2010) e Namíbia (2015).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo