Entretenimento

Criado primeiro dicionário em árabe do dialeto marroquino dariya

01/12/2016 11h09

Rabat, 1 dez (EFE).- Uma equipe de linguistas completou o primeiro dicionário do dialeto marroquino, conhecido como dariya, escrito integralmente em árabe, segundo explicou à Agência Efe Nuredin Ayuch, seu principal promotor e fundador do Centro de Desenvolvimento do Dariya.

Ayuch explicou que a confecção do dicionário, que tem 900 páginas e traz vários exemplos de uso cotidiano, levou quatro anos e meio e esteve a cargo fundamentalmente de três linguistas, ajudados por vários colaboradores.

O dicionário, que será apresentado oficialmente na terça-feira, que vem se inspirou em grande medida no trabalho de dois linguistas espanhóis, Francisco Moscoso García e Jorge Aguadé, ambos autores de dicionários de dariya-espanhol, segundo explicou à Efe Abdullah Chekairi, um dos três criadores da nova obra.

Chekairi explicou que os dois espanhóis ajudaram a criar um corpo de normas fonéticas e gramaticais antes de verter todos os termos ao novo dicionário, que se baseou fundamentalmente no variante central (Casablanca, Rabat e Marrakech) do dialeto marroquino.

Até agora existiam dicionários bilíngues de dariya, em francês, espanhol e inglês, mas não existia unicamente em árabe, em sua versão dialetal.

O dicionário terá em breve uma versão web e será interativo, para que os usuários possam fazer contribuições, "porque a língua está mudando todos os dias", disse Ayuch.

A questão do dariya é polêmica no Marrocos: embora seu uso seja normal em esferas familiares e informais, e cada vez mais na televisão e até na política, as propostas de Ayuch e outros para introduzi-lo na escola esbarraram com a recusa dos defensores do árabe clássico e da maior parte da intelectualidade no Marrocos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo