Entretenimento

Nos 25 anos sem Freddie Mercury, dez astros compartilham "herança artística"

24/11/2016 18h16

Javier Herrero.

Redação Central, 24 nov (EFE).- Mesmo após 25 anos da morte de Freddie Mercury, completados nesta quinta-feira, uma das personalidades mais carismáticas da música e também uma das mais marcantes vozes de todos os tempos, sua influência se faz presente em vários artistas que mantêm vivo seu legado.



- GEORGE MICHAEL: Tinha 38 anos e dois discos lançados em carreira solo, incluindo "Faith", quando o vocalista do Queen faleceu em 1991. Britânico e de família de imigrantes, George Michael cantou "Somebody to Love" em uma homenagem a Freddie Mercury em Londres. Em suas próprias palavras, foi "o momento mais incrível" de sua carreira. Apontado como um dos primeiros a se credenciar como sucessor do líder do Queen.



- ROBBIE WILLIAMS: Um dos astros masculinos mais irreverentes do pop e músico mais premiado do Reino Unido, ele é provavelmente o que mais se aproxima de Mercury como "animador" e provocador do público, graças a sua grande presença de palco. Ele se gaba disso e chegou a fazer versões de "Bohemian Rhapsody" em suas excursões.



- ADAM LAMBERT: Americano, ex-participante do "American Idol", homossexual declarado e bastante extrovertido, atualmente desempenha as funções de Mercury como vocalista do Queen, algo para o qual não foi convidado por acaso (é capaz de cantar todas as notas de uma guitarra e alcançar três oitavas e seis semitons). "Tenho certeza de que Freddie aprovaria Adam", disse Brian May.



- PAUL RODGERS: Antes de Lambert, o artista mais veterano desta lista (66 anos) e vocalista do Bad Company já recebeu a tarefa de cantar no Queen entre 2004 e 2009. Mencionado no 55º lugar do ranking "Os 100 Grandes Cantores de Todos os Tempos" da revista "Rolling Stone", era também "um dos cantores favoritos de Mercury", segundo o bateria Roger Taylor.



- MATT BELLAMY: Também tenor, nos agudos dilacerantes do vocalista do Muse é fácil vislumbrar a sombra de Freddie Mercury, como também em sua forma de compor ao piano. Não por acaso, em discos como "Resistance" e "The 2nd Law" é possível notar melodias inspiradas em músicas do Queen.



- GÉRARD WAY: Freddie foi a principal inspiração do My Chemical Romance, banda de rock alternativo e "emo" liderada por Way, que o citou como referência pessoal por sua ambiguidade sexual. O músico inclusive recebeu um convite de Brian May para interpretar "We will Rock You" com o Queen durante uma edição do Reading Festival.



- MIKA: Britânico de origem libanesa, homossexual e dono de um alcance vocal de três oitavas e meia, o intérprete é algo como uma versão colorida de Mercury e considera "uma honra" esta comparação recorrente. "O mais interessante é que Mercury vivia na esquina ao lado da minha casa e temos o mesmo jardineiro", contou ele à Agência Efe.



- BRENDON URIE: Se alguém duvida que o vocalista de Panic! At The Disco poderia ocupar o trono de Mercury, basta procurar na internet da versão de "Bohemian Rhapsody" que fez há anos ou a que gravou recentemente para a trilha sonora de "Esquadrão Suicida". Além disso, como é bem sabido, é outro entusiasta dos grandes espetáculos de música.



- BRANDON FLOWERS: Outro apaixonado pelo espetáculo, como bom filho de Las Vegas, é o vocalista do The Killers, que citou Mercury como uma de suas grandes influências e chegou a se apresentar durante anos usando bigode, embora não tenha subido ao palco "tão escassamente vestido" como fazia seu ídolo.



- LADY GAGA: Poderia não estar nesta lista alguém que homenageia em seu nome artístico um dos maiores clássicos do Queen? A similaridade nas harmonias vocais de Stefani Germanotta com as de Freddie Mercury, a quem "adorava como artista único", propiciou o pseudônimo da única mulher desta lista, compositora, pianista e intérprete sólida e versátil com grande apreço pela fantasia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo