Entretenimento

Fóruns romanos de Trajano e César reabrem com acesso para deficientes físicos

24/11/2016 11h29

Roma, 24 nov (EFE).- A área arqueológica dos Fóruns de Trajano e de César poderá ser percorrida de dia e por todas os cidadãos, inclusive deficientes físicos, após permanecer fechada durante 20 anos, informou nesta quinta-feira a Prefeitura de Roma.

Estes fóruns, encravados no coração da capital, unicamente podiam ser visitados nas noites de verão, graças a um percurso audiovisual que explicava a origem destes dois importantes pontos de poder político e econômico da antiga Roma.

A partir de amanhã poderão ser visitados com a luz do dia, de tal modo que o visitante poderá apreciar as colunas do Templo de Vênus, imaginar aqueles imponentes edifícios e inclusive observar os restos da sede dos "argentari", os banqueiros da época.

A área arqueológica foi dotada com uma passarela que permitirá às pessoas incapacitadas desfrutar da visita.

Neste sentido, foi anunciado que em 3 de dezembro a área arqueológica abrirá suas portas de forma exclusiva e gratuita para pessoas com incapacidades motoras, por causa do Dia Internacional das Pessoas com Incapacidade.

Nesta manhã foi realizado o ato de reabertura e o mesmo contou com a participação da prefeita de Roma, Virgínia Raggi, que disse que "é uma grande emoção atravessar este maravilhoso percuso, rico de história, e que permaneceu fechado durante muitos anos".

"Só através da possibilidade de reviver estes lugares, as pessoas podem perceber o que é importante de nosso passado para o presente e para o futuro", sustentou.

O fórum de Trajano foi inaugurado no ano 112 d . C, um ano antes da célebre coluna dedicada ao imperador hispânico, e a de César, a mais antiga, descoberta em 1930 durante os trabalhos de demolição dos edifícios que ocupavam a atual Via dos Foros Imperiais.

A reabertura dos fórus ocorre uma semana depois da permissão de acesso à área arqueológica do Circo Máximo, fechada desde 2009.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo