Entretenimento

Arqueólogos descobrem cidade e cemitério com mais de 5 mil anos no Egito

23/11/2016 10h10

Cairo, 23 nov (EFE).- Um grupo de arqueólogos do Egito descobriu um cemitério e uma cidade de 5.316 anos de antiguidade, pertencentes ao início da dinastia I faraônica (3300-2850 a.C.) na província de Sohag, no sul do país, informou nesta quarta-feira o Ministério de Antiguidades.

Os vestígios foram encontrados cerca de 400 metros ao sul do templo do faraó Seti I, na cidade de Abidos, explicou o diretor do departamento de Egiptologia do Ministério de Antiguidades, Mahmoud Afifi, em comunicado.

Além do cemitério, o grupo de especialistas também encontrou um conjunto de choças e utensílios de uso diário, como vasilhas de cerâmica e instrumentos de pedra, o que indica a existência de uma cidade onde viviam os trabalhadores encarregados da construção dos túmulos faraônicos, acrescentou o ministério na nota.

Afifi destacou a importância da descoberta, já que é possível que os objetos encontrados "revelem novas informações da história da cidade de Abidos".

Até agora, foram encontrados "15 túmulos enormes de adobe, com diferentes estilos e desenhos arquitetônicos", indicou, por sua vez, o chefe do departamento de Antiguidades do Alto Egito (sul), Hani Abu al Azam, na mesma nota.

O tamanho dos sepulcros supera em algumas ocasiões o dos túmulos encontrados na região de Abidos, "o que denota a importância, influência e prestígio social de seus proprietários", acrescentou Azam.

O chefe da missão arqueológica, Yasser Mahmoud Hussein, disse por sua vez que "os túmulos (com forma de mastaba) são únicos em seu estilo arquitetônico, já que contêm mais de um nível, e alguns chegam a ter até quatro".

Isto os distingue de outros, pois "sabe-se que a primeira aparição dos sepulcros construídos em forma de mastaba foi nos túmulos e construções da realeza da dinastia I em Sakara, (perto do Cairo) e, depois, na época da dinastia III (2676-2556 a.C.)".

Esta é a primeira vez que são descobertos túmulos em forma de mastaba da dinastia I em Abidos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo