Topo

Academia Sueca diz que Bob Dylan pode retirar Nobel no ano que vem

De Copenhague (Dinamarca)

18/11/2016 13h09

A Academia Sueca anunciou nesta sexta-feira (18) que não vai fazer um ato alternativo ao tradicional evento para o ganhador do Nobel de Literatura em dezembro e que este será adiado à espera de que o músico americano Bob Dylan possa apanhá-lo pessoalmente nos próximos meses.

"Existe uma possibilidade de que Bob Dylan se apresente em Estocolmo no próximo ano, possivelmente na primavera (entre março a junho), quando seria a ocasião perfeita para fazer seu discurso", informou a entidade em comunicado.



O cantor tinha dito durante a semana à Academia que não poderá estar na cerimônia de entrega do prêmio no próximo dia 10, nem na conferência que acontecerá três dias antes, por "compromissos" já agendados, mas se mostrou "enormemente honrado".

A secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, disse hoje à emissora pública "Sveriges Radio" que representantes do músico confirmaram que ele fará um show em Estocolmo no primeiro semestre de 2018. Embora não seja necessário que o vencedor vá pessoalmente a Estocolmo, ele deve fazer um discurso para poder receber o prêmio e as 8 milhões de coroas suecas (R$ 3.036.600).

A última pessoa agraciada com o Nobel de Literatura que não compareceu para retirá-lo foi a canadense Alice Munro, em 2013. Ela não pôde ir à Suécia por motivos de saúde, mas à época a Academia celebrou a leitura de aceitação do prêmio, quando passou um vídeo de uma longa entrevista realizada com a escritora algumas semanas antes.

A retirada do Nobel e até o discurso não precisam necessariamente ser feitas presencialmente, mas o prazo para recolher o prêmio não pode passar de seis meses a contar do dia 10 de dezembro.

"Espero que Bob Dylan faça o que julgar melhor. Seria fantástico se fizesse um discurso. É um intelectual, é muito bom para descrever seu trabalho e suas influências. Seria interessante ver alguma atuação sua do tipo", argumentou Sara.