Topo

Dezenas de milhares de pessoas participam do Festival das Água no Camboja

13/11/2016 08h09

Phnom Penh, 13 nov (EFE).- Dezenas de milhares de cambojanos participaram neste domingo da realização do Festival das Água em Phnom Penh para ver as tradicionais corridas de barcos de remo no rio Tonle Sap, que continuarão até 15 de novembro.

O nome khmer "Non Om Touk" significa literalmente festival de barcos de remos, que são o principal elemento desta celebração, na qual se inscreveram na capital 257 embarcações e 17.706 remadores neste ano e que é realizado também em outras províncias.

Os coloridos barcos, que em alguns casos podem reunir até 70 pessoas, competem sob os gritos e o atento olhar dos espectadores que chegam em muitos casos desde várias partes do Camboja.

"Estamos muito felizes de poder celebrar o Festival das Água após vários anos sem poder desfrutá-lo", disse à Agência Efe Sophy Key, uma residente de Phnom Penh, que observava as corridas entre os gritos da multidão.

As equipes competem em séries de dois barcos para alcançar a meta, situada diante do camarote de autoridades que é presidido pelo rei cambojano, Norodom Sihamoni.

O festival foi realizado apenas uma vez desde 2010, quando 353 pessoas morreram em uma correria pelo pânico e a ausência de planejamento para fazer a segurança dos mais de dois milhões de presentes que as autoridades estimaram que estavam presentes.

"As autoridades competentes e a todos os níveis devem cuidar da da segurança e da ordem pública para que as pessoas e os turistas estrangeiros desfrutem do festival, tanto na capital como nas províncias", advertiu o primeiro-ministro, Hun Sen, em seu perfil nas redes sociais.

As autoridades desdobraram cerca de 10 mil soldados policiais e 900 médicos e enfermeiras, segundo indicou a Comissão Técnica para a Corrida de embarcações à agência estatal cambojana "Kampuchea Presse".

O luto pela tragédia de 2010, as crescidas ou ausência de água e a morte do rei Norodom Sihanouk em 2012 foram motivos oficiais para o cancelamento das últimas edições.

A origem do festival de água está ligada às campanhas navais do império khmer, já que as corridas aparecem gravadas nos templos angkorianos Bayon e Banteay Chmar, ambos do século 12 d.C., durante o auge do império.