Topo

Revista publica artes eróticas inéditas de Osamu Tezuka, o "pai do mangá"

Ilustrações eróticas inéditas feitas por Osamu Tezuka, o "pai do mangá" - Osamu Tezuka/Reprodução
Ilustrações eróticas inéditas feitas por Osamu Tezuka, o "pai do mangá" Imagem: Osamu Tezuka/Reprodução

De Tóquio (Japão)

07/11/2016 09h59

Ao todo, 29 ilustrações eróticas inéditas feitas por Osamu Tezuka, considerado o "pai do mangá", foram publicadas nesta segunda-feira (7) pela revista "Shincho".

Os desenhos, encontrados 25 anos depois da morte do artista, compõem o "Arte erótica de Osamu Tezuka", que fazem parte da edição de novembro da revista que chega às bancas hoje.

A filha mais velha de Tezuka, Rumiko, encontrou, em 2014, cerca de 200 desenhos inéditos que o pai tinha guardado nas gavetas de seu escritório na cidade de Saitama e selecionou os que tinham a ver com o erotismo, tema recorrente nos trabalhos daquele que é considerado o maior criador japonês de quadrinhos e animação.

Alguns dos desenhos publicados hoje mostram o corpo da mulher e sua transformação em uma espécie de rato.

"Até os animais são sexys e suas transformações produzem uma atmosfera erótica. Essas são as características dos trabalhos do meu pai. Quando as pessoas olham, sentem como ele se divertiu desenhando aquilo. O erotismo não é só um aspecto tóxico, mas também um aspecto atraente dos trabalhos dele", afirmou Rumiko no texto que a revista publicou junto com as novas ilustrações.

De acordo com a revista, as ilustrações, desenhadas em folhas soltas de vários tamanhos, poderiam ser esboços de desenhos feitos entre os anos 60 e 70.

Osamu Tezuka, que faleceu em 1989 aos 60 anos, é conhecido como o "o deus do mangá", e de seu imaginário surgiram também séries míticas como "Atom Boy" (conhecido fora do Japão como "Astroboy") e "Nova Ilha do Tesouro".