Topo

Paquistão suspende licença da "Nickelodeon" por exibir conteúdo indiano

31/10/2016 17h39

Islamabad, 31 out (EFE).- O governo do Paquistão suspendeu nesta segunda-feira a licença do canal infantil americano "Nickelodeon" por divulgar conteúdo "indiano", algo proibido há dez dias pelas autoridades locais em meio à crise diplomática com Nova Delhi.

"A autoridade competente concluiu após as devidas diligências que o canal Nickelodeon exibiu conteúdo indiano em uma completa violação das leis" da Autoridade Reguladora de Mídia Eletrônica do Paquistão (Pemra), disse o órgão em notificação.

A Pemra anunciou a retirada "com efeito imediato" da licença de transmissão concedida em 2007 à ARY Communications, dona dos direitos do canal americano no Paquistão.

No dia 19 de outubro, o órgão proibiu a exibição de qualquer tipo de conteúdo original da Índia, de cuja indústria cinematográfica, Bollywood, eram até agora nutridos muitos canais e cinemas paquistaneses.

A tensão entre Índia e Paquistão se encontra mais alta que o habitual depois que um grupo insurgente paquistanês realizou um ataque que causou a morte de 19 soldados em solo indiano no mês passado, o que levou a Índia a lançar um ataque contra supostos redutos de terroristas na fronteira.

Além de responder militarmente com ataques "cirúrgicos", Nova Delhi fez uma campanha diplomática contra o país vizinho com a intenção de isolá-lo internacionalmente, em meio a acusações mútuas sobre a morte de civis e soldados por tiros de ambas as tropas na fronteira.

Os países já estenderam a batalha ao âmbito cultural no final de setembro, quando a Associação de Produtores de Filmes da Índia (IMPPA) decidiu proibir a contratação de atores e técnicos paquistaneses no país.