Topo

América Latina leva o melhor de seu cinema à Coreia do Sul

31/10/2016 09h43

Seul, 31 out (EFE).- O Festival de Cinema Latino-americano da Coreia do Sul abriu nesta segunda-feira sua segunda edição em Seul com o objetivo de mostrar ao público local algumas das produções de maior destaque nos últimos anos de 12 países da região.

Até 4 de novembro serão exibidos em uma sala do campus da Universidade da Coreia, que fica a nordeste da capital, os 12 filmes que fazem parte da mostra, que foi aberta hoje com a comédia peruana "Viejos Amigos" (2014) de Fernando Villarán.

"A ideia do festival é promover as diversas expressões da cultura latino-americana através do cinema", disse à Agência Efe Raúl Mendoza-Gallo, diretor de cultura da Embaixada do México, que organiza o evento junto às missões diplomáticas dos outros 11 países da região em Seul.

Mendoza-Gallo insistiu na importância de "aproximar especialmente os estudantes coreanos da cultura da América Latina" através da projeção de 12 filmes, uma de cada país, no festival de cinema que se encerra no próximo dia 4.

Serão exibidos na tela grande filmes de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica e Equador. O representante brasileiro será o longa "Dois Perdidos numa Noite Suja" (2002), do diretor José Joffily, que conta com os atores Roberto Bomtempo e Débora Falabella.

A obra que encerrará o festival na próxima sexta-feira será o filme argentino "Francisco: El Padre Jorge" (2015), na qual o diretor Beda Docampo Feijóo relata os passos de Jorge Mario Bergoglio para se transformar no primeiro papa latino-americano.

As embaixadas que organizam o festival de maneira conjunta em colaboração com o Departamento de Espanhol e Literatura e o Instituto de Estudos Hispânicos da Universidade da Coreia querem que o evento sirva para promover o aprendizado do espanhol em um país tão distante como a Coreia do Sul, segundo o representante mexicano. EFE

aaf/rpr

(foto)