Topo

Desmascarado? Editora questiona se Shakespeare escreveu clássicos sozinho

Edição rara da primeira compilação de peças do autor William Shakespeare - Scott Barbour/Getty
Edição rara da primeira compilação de peças do autor William Shakespeare Imagem: Scott Barbour/Getty

De Londres

24/10/2016 13h23

A editora Oxford University Press, do Reino Unido, garante que o dramaturgo Christopher Marlowe é o coautor de três obras de teatro que, até agora, eram atribuídas somente a William Shakespeare.

A emissora britânica BBC lembrou, nesta segunda-feira (24), que desde o século 18 existe a suspeita de que o bardo de Stratford-upon-Avon não foi o único autor de três obras de teatro sobre o rei Henrique 6º, apesar desta hipótese não ter sido comprovada.

No entanto, as investigações desenvolvidas por especialistas na reportagem confirmaram agora que a contribuição de Marlowe a esses textos foi "importante e suficientemente evidente", declarou à BBC Gary Taylor, da Oxford University Press. Em consequência, os dois escritores aparecerão a partir de agora juntos nos títulos de crédito das três partes da obra de teatro "Henrique 6º".

Ajudinha

Os três volumes estão incluídos em "New Oxford Shakespeare", uma nova coleção de todas as obras do escritor inglês, cuja colaboração com outros autores é mais extensa do que se acreditava até agora, segundo ressaltaram os 23 acadêmicos nacionais e internacionais envolvidos no projeto. Nesse sentido, os especialistas afirmam que Shakespeare contou com a ajuda de outros autores em 17 das 44 obras presentes nesta coleção.

Para suas pesquisas, os acadêmicos recorreram a métodos tradicionais de análise de textos, que foram complementados com ferramentas digitais e novas tecnologias, explicou a BBC. "Agora podemos estar seguros que [Shakespeare e Marlowe] não só tiveram influências mútuas, mas que também trabalharam juntos. Os rivais às vezes colaboram", destacou Taylor. 

O assunto, no entanto, não está totalmente fechado, advertiu Carol Rutter, professora de estudos sobre Shakespeare na Universidade de Warwick. "Ainda há gente que deve ser convencida. Não acredito que pelo mero fato de [a Oxford University Press] colocar seu selo sobre um título de crédito, a maioria das pessoas vão dar por encerrado o assunto", disse Rutter.

A especialista reconheceu que Shakespeare escreveu em colaboração com várias figuras do teatro da época, mas opinou que seria "uma surpresa" que entre elas estivesse Marlowe. "O motivo é que, quando essas obras estavam sendo escritas, Marlowe era o dramaturgo mais famoso. Por que ela iria aceitar colaborar com um escritor que ainda não era ninguém?", argumentou Rutter.