Topo

Museu de Orsay receberá grande doação de casal americano

21/10/2016 18h49

Paris, 21 out (EFE).- O casal de colecionadores americanos Marlene e Spencer Hays decidiu ceder após sua morte uma grande coleção de 600 obras ao Museu de Orsay, em Paris, o que representa a maior doação estrangeira a um museu francês desde 1945, anunciou nesta sexta-feira a ministra de Cultura da França, Audrey Azoulay.

A futura entrega será formalizada no sábado no Palácio do Eliseu, onde o presidente francês, François Hollande, os entregará a Legião de Honra francesa, a mais alta condecoração do país.

A doação, que segundo a imprensa local inclui obras de Pierre Bonnard e Édouard Vuillard, será feita em diversos períodos. A primeira delas, com 187 composições, está avaliada em 174 milhões de euros (R$ 600 milhões).

Azoulay destacou em entrevista concedida ao jornal "Le Parisien" que uma das razões pelas quais o casal escolheu Paris é que a cidade, graças aos museus, se mantém como um reduto "central da arte".

"Querem compartilhar sua paixão e que a coleção seja vista e apreciada após sua morte", disse a ministra, para quem outro dos fatores para a doação foi o fato de que os museus franceses, ao contrário dos americanos, não vendem suas coleções.

Azoulay qualificou a coleção como "excepcional" e disse acreditar que este exemplo incentive iniciativas semelhantes de outros colecionadores.

"A doação é de uma imensa generosidade. Não esperam de nós nenhuma vantagem fiscal. Sua única preocupação é que a coleção seja compartilhada com o público, que sobreviva e esteja em um museu onde dialogue com outras obras", disse Azoulay.

O Museu de Orsay dedicou uma exposição às obras do casal em 2013, que com o título de "Uma paixão francesa" expôs criações de Bonnard, Gustave Caillebotte e Maurice Denis, algumas delas mostradas pela primeira vez na França.