Topo

Espanha apresenta as múltiplas facetas de sua arte em Brasília

18/10/2016 14h33

Brasília, 18 out (EFE).- Muitas das múltiplas facetas da arte espanhola ocuparão a partir desta semana a cidada de Brasília, com uma série de exposições e atividades que abrangerão desde pintura e gastronomia, até fotografia e cinema.

A mostra foi organizada pela Embaixada da Espanha no Brasil, será apresentada sob o lema "Outubro espanhol" e tentará aproximar os moradores de Brasília das diversas expressões da arte desse país ibérico.

Uma das principais atividades será uma aproximação ao "Novo Cinema Espanhol", que por problemas de distribuição não tem muita presença nas telas brasileiras, através de um breve festival que será realizado a partir de amanhã no tradicional Cine Brasília e apresentará filmes estreados na Espanha em 2014.

A mostra será inaugurada com "La isla mínima", uma história policial do diretor Alberto Rodríguez que obteve dez prêmios na XXIX edição dos Prêmios Goya.

No dia seguinte será exibida "Ärtico", de Gabriel Velázquez, que narra a história de desencontros de uma família de feirantes e obteve com esse trabalho a "Violeta de Oro" de melhor filme na 19ª edição do Festival de Cinema Espanhol de Toulouse (França).

Também está no cartaz "Loreak (Flores)", um filme rodado em euskera (língua) por Jon Garaño e José Mari Goenaga, que discorre sobre a vida de três mulheres e foi considerado o melhor filme espanhol nos Prêmios Sant Jordi de Cinematografía de 2014.

Durante esta semana também serão exibidos "Formosa Juventud", um relato do diretor Jaime Rosales que entra no drama dos jovens sem emprego, e "Todos están muertos", de Beatriz Sanchís, que nesse filme flerta com o realismo fantástico através da história de uma idosa cheia de fobias.

Também faz parte do "Outubro Espanhol" mostra "Quijote, la locura de vivir", da artista espanhola Ima Montoya, que propõe uma original leitura do "Engenhoso Fidalgo" em 15 pinturas a óleo expostas na sede do Instituto Cervantes de Brasília.

O trecho fotográfico ficará por conta do brasileiro Paulo Barros e seu trabalho "Brasília e Flamenco juntos, Patrimônios da Humanidade", que apresenta curiosas imagens da dança em icônicos palácios da capital projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O "Outubro Espanhol" também propõe a apresentar outra das mais conhecidas caras da Espanha através de uma "Semana Gastronômica", que estará a cargo do cozinheiro Rubén Sánchez-Camacho, responsável pelo restaurante La Taberna, de Ciudad Real, que mostrará a riqueza e diversidade da comida da região de Castilla-La Mancha.