Topo

Trio de britânicos leva Prêmio Nobel de Física

04/10/2016 08h55

Copenhague, 4 out (EFE).- Os britânicos David Thouless, Duncan Hallldane e Michael Kosterlitz foram agraciados nesta terça-feira com o prêmio Nobel de Física 2016 por pelas descobertas teóricas das transições da fase topológica e às fases topológicas da matéria", segundo anunciou a Real Academia das Ciências Sueca.

O prêmio será repartido em duas partes, a metade para Thoules e a outra metade para Haldane e Kosterlitz, os três pesquisadores neste momento nos Estados Unidos.

Os três físicos teóricos, segundo a Academia das Ciências Sueca, recorreram a sofisticadas ferramentas matemática para explicar "fenômenos incomuns em fases ou estados incomuns da matéria" em supercondutores, superfluídos ou finas camadas magnéticas.

Nos anos 70, Kosterlitz e Thouless conseguiram deixar para trás a teoria anterior de suas pesquisas segundo a qual a supercondutividade não ocorria em camadas finase mostraram que está podia ocorrer se com baixas temperaturas.

Além disso, explicaram o mecanismo e a fase de transição na qual a supercondutividade desaparece a temperaturas mais altas.

Nos anos 80, Thouless conseguiu explicar os resultados de um experimento prévio com camadas muito magras motoristas de eletricidade.

Os três premiados recorreram à topologia, uma ramo da matemática que serve para descrever mudanças de propriedades passo a passo.

Os três premiados, segundo a Academia, chegaram a resultados surpreendentes que abriram novos campos de pesquisa e criaram novos conceitos importantes para diversas áreas da física.

David J. Thouless, nascido em 1934 em Bearsden (Reino Unido) e doutor pela Universidade de Cornell (EUA), é professor emérito da Universidade de Washington.

Duncan M. Haldane nasceu em 1951 em Londres, fez doutorado em Cambridge e agora é professor de Física em Princeton (EUA), enquanto Michael Kosterlitz, nascido em 1942 em Aberdeen (Reino Unido), também é professor de Física nos EUA, na Universidade de Brown.

Os agraciados receberão um diploma, uma medalha de ouro e um prêmio econômico, que neste ano será de 8 milhões de coroas suecas (832 mil euros), a metade dos quais irã a para Thouless.