Topo

Ciclo de cinema em Madri homenageia 25 anos de independência do Cazaquistão

03/10/2016 17h00

Madri, 3 out (EFE).- Madri receberá de amanhã até o próximo dia 20 um ciclo de cinema do Cazaquistão coincidindo com o 25º aniversário da independência do país centro-asiático da extinta União Soviética.

A mostra, além de lembrar a data, visa divulgar o cinema cazaque, que nos últimos anos abriu caminho no cenário internacional.

O nono maior país do mundo apresentará uma série de filmes que contam seu presente e passado e reafirmam a identidade nacional a partir de sua independência.

O evento, apresentado pelo embaixador cazaque na Espanha, Bakyt Dyussenbayev, projetará seis filmes rodados no Cazaquistão entre 2014 e 2015, com títulos como "The Voice of the Steppe", "Tent", "Kenzhe", "Walnut Tree", "Journey to home" e "Os esquecidos de Qaraghandy".

"The Voice of the Steppe", que conta no elenco com o francês Gérard Depardieu, será o responsável por abrir o ciclo com a história de um menino criado nas estepes cazaques nos anos 60 e que, após ser testemunha da morte de seu irmão, perde a fala.

Já o documentário "Os esquecidos de Qaraghandy" fechará a mostra com a presença de seu diretor, Enrique Gaspar Rodríguez, que contou a história de 152 espanhóis que divergiam politicamente e se viram obrigados a conviver em um gulag soviético entre 1941 e 1954.

O ciclo é organizado pela Casa Asia, a embaixada do Cazaquistão, Kabakonilm, Kazakh-Spanish Association e a Filmoteca Espanhola. Os filmes serão exibidos no Cinema Doré.