Topo

Terry Jones, do Monty Python, é diagnosticado com demência

30.jun.2014 - Os comediantes do Monty Python Eric Idle, John Cleese, Terry Gilliam, Michael Palin e Terry Jones reunidos para divulgar novo espetáculo em Londres - EFE
30.jun.2014 - Os comediantes do Monty Python Eric Idle, John Cleese, Terry Gilliam, Michael Palin e Terry Jones reunidos para divulgar novo espetáculo em Londres Imagem: EFE

23/09/2016 09h49

Terry Jones, membro fundador do emblemático grupo de comédia britânico Monty Python, sofre de um tipo de demência, por isso deixará de conceder entrevistas.

O porta-voz do ator e diretor galês afirmou que o humorista, que acaba de receber um prêmio da academia de cinema Bafta de Gales, foi diagnosticado com "afasia progressiva primária", que é um variante da demência frontotemporal.

"Esta doença afeta sua capacidade de se comunicar e por essa razão já não pode conceder entrevistas", disse.

O representante afirmou no entanto que Jones, de 74 anos, se sente "orgulhoso e honrado" pelo Bafta especial que foi outorgado pela academia por sua contribuição ao cinema e à televisão e "participará das celebrações".

Como membro destacado dos Python, Jones dirigiu "A vida de Bryan" e "O sentido da vida" e codirigiu com Terry Gilliam "Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado", algumas das produções mais famosas da companhia, que também inclui John Cleese, Michael Palin, Graham Chapman e Eric Idle.

Os Monty Python surgiram nos anos 1960 e estrearam na "BBC" com a série "Monty Python's Flying Circus", depois da qual vieram os filmes, excursões e livros que aumentaram sua popularidade.

Sua influência na comédia foi comparada no Reino Unido com a dos The Beatles na música, e o grupo tem um legião de admiradores no mundo todo.