Topo

Entretenimento

Basílica de Barcelona enfim ganha previsão de conclusão: 2026

Getty Images
Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido como Sagrada Família Imagem: Getty Images

De Barcelona (Espanha)

22/09/2016 16h13

A Basílica da Sagrada Família de Barcelona, que começou a ser construída em 1882, ganhou, enfim, uma previsão de conclusão das obras nesta quinta-feira (22).

A edificação projetada por Antonio Gaudí, que será a mais alta da capital da Catalunha, com 172,5 metros, será terminada em 2026, afirmou o diretor responsável pelas obras, Josep Faulí.

No entanto, isso ainda depende que o orçamento atual, de 25 milhões de euros, seja mantido até lá.

Faulí afirmou que 70% da basílica está concluída. A torre de Jesus Cristo, o ponto mais alto da edificação, começou a ser erguida hoje e deve ficar pronta até 2022.

Em entrevista, o arquiteto detalhou outros pontos finalizados da construção. Um deles foi a instalação do Pórtico da Esperança, do escultor Etsuro Sotoo, na Fachada do Nascimento.

Já a sacristia de Poente, abençoada em 2015 e que pode ser visitada desde meados deste ano, já está praticamente acabada, assim como o pórtico superior da Fachada da Paixão, onde falta apenas a colocação de esculturas.

Até 2022, o desafio da equipe arquitetônica é finalizar as seis torres centrais. As quatro dos evangelistas estão com 76 metros do total de 135. O foco também é a torre de Jesus Cristo, que terá um elevador em seu interior para levar até o topo do edifício.

"Assim que terminado, o conjunto das 18 torres será plasticamente extraordinário e mudará o 'skyline' da cidade", disse Faulí.

Para cumprir o objetivo, a equipe de arquitetos projetou um sistema praticamente desconhecido e nunca antes aplicado a uma estrutura tão grande: o concreto protendido.

Terminada a construção, Faudí explicou que terá início uma nova etapa de importantes trabalhos simbólicos e artísticos no tempo. O maior deles será a fachada da Glória.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento