Topo

Festival Ibero-americano das Artes Cênicas em Santos homenageia Espanha

08/09/2016 14h55

Santos (Brasil), 8 set (EFE).- A Espanha será a homenageada da 4º edição do MIRADA - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos - que começou nesta quinta-feira em Santos, no litoral paulista, e exibirá até o próximo dia 18 uma vasta programação, incluindo oito obras de dramaturgos espanhóis.

O festival será cenário também de 35 peças da América Latina e de Portugal, enquanto sotaque espanhol ficará a cargo, principalmente, dos diretores Angélica Liddell e Rodrigo García.

"A Angélica Liddell, que está sempre entre França e Espanha, traz à mostra um trabalho muito forte e significativo, sempre muito contundente", afirmou à Agência Efe o diretor Sesc, organizador do evento, Danilo Santos de Miranda.

Já o diretor argentino radicado na Espanha Rodrigo García abrirá o festival com sua obra "4", uma crítica à "sociedade de opulência".

"Sempre escolhemos um país para fazer uma homenagem e a Espanha mostrou ter uma riqueza em seus diversos espaços. A verdade é que é um país de vários países", destacou Miranda.

Entre as produções latino-americanas estão o trabalho do mexicano Richard Viqueira, que mistura atuação com instalação, abordará a questão do consumo de alimentos onde o visitante é "engolido" por um sistema digestivo.

O Brasil, por sua vez, colocará seu selo com "Leite derramado", escrito por Chico Buarque.

"Um festival não é apenas o espetáculo, é um espaço de debate, de convivência e troca", destacou De Miranda.

MIRADA reúne, ao todo, 43 obras teatrais de 12 países ibero-americanos em teatros, ruas e espaços de arte de Santos e da região litorânea de São Paulo.