Topo

Barulho, gasolina e liberdade: série retrata a história da Harley-Davidson

06/09/2016 10h01

David Villafranca.

Los Angeles (EUA), 6 set (EFE).- O rugido dos motores, o cheiro de gasolina e o porte das míticas Harley Davidson chegam à televisão com "Harley and the Davidsons", uma minissérie que retrata a origem e a história desta lendária marca de motos.

Produzida pela emissora "Discovery Channel", "Harley and the Davidsons" estreou nos Estados Unidos na noite de segunda-feira e conta em seu elenco com os atores Michiel Huisman, Robert Aramayo (ambos de "Game of Thrones") e Bug Hall ("Os Batutinhas") como protagonistas.

No entanto, as motos Harley Davidson, verdadeiro símbolo americano e barulhento da liberdade, juventude e rebeldia, são as autênticas estrelas de uma série que relata como esta marca foi fundada pelos irmãos Walter, William e Arthur Davidson ao lado do amigo William Harley, em 1903, em Milwaukee (Wisconsin).

"Eu estava em uma motocicleta quando tinha 20 anos e achei que seria um daqueles caras que nunca entraria em um carro, até que minha mulher e eu tivemos um bebê e percebi que seria inteligente usar um carro de vez em quando", brincou Michiel Huisman, em um encontro com a imprensa em Los Angeles.

"Mas eu amo as motos e, portanto, fazer parte deste projeto é um sonho para mim", completou.

"Harley and the Davidsons" analisa as origens da marca, o desenvolvimento dos primeiros modelos, a disputa contra concorrentes como a Indian Motocycle, e as emocionantes e perigosas corridas dos pioneiros onde eram testadas as motos, tudo isso no contexto dos Estados Unidos na primeira metade do século 20, com as duas Guerras Mundiais e a Grande Depressão.

O ator Bug Hall disse que a série não é apenas sobre motos, mas aborda outros temas como a "amizade" entre um grupo de pessoas, que acabou se manifestando na criação de uma "máquina incrível".

Já Huisman, afirmou que existe uma grande quantidade de informações e dados sobre as motocicletas Harley Davidson, mas não tanto sobre quem as inventou, um aspecto que lhes deu "liberdade" para tomar licenças próprias da ficção.

"O que eles fizeram (nas corridas) era incrivelmente perigoso. Continua sendo agora, mas talvez fosse 100 vezes mais perigoso então", afirmou Huisman, que destacou "a dureza" destes homens.

Além disso, o ator destacou que agora as Harley Davidson estão vinculadas com um modo de vida, são um ícone, e ressaltou que a série conta como esse mito foi construído, como chegaram a se transformar em algo mais que simples motos.

"Se você vai com a ideia de 'ícone' em sua mente, então está sabotando a você mesmo. A história da Harley Davidson já é icônica, não temos que injetar nada mais do que isso", salientou Bug Hall.

"Harley and the Davidsons", uma série limitada de apenas três capítulos de longa duração, também conta em seu elenco com os atores Stephen Rider, Jessica Camacho, Daniel Coonan, Annie Read, Wilson Bethel, Dougray Scott, Gabriel Luna e Alex Shaffer.