Topo

Festival em Montevidéu destaca cinema e música de Brasil, Argentina e Peru

01/09/2016 19h46

Montevidéu, 1 set (EFE).- Músicos e cineastas de Brasil, Argentina e Peru participarão do IV Festival Chegando a Montevidéu, que será realizado nesta sexta-feira na capital uruguaia, informaram nesta quinta-feira membros da organização.

O evento tem como objetivo "trazer artistas que são emergentes no Uruguai, mas reconhecidos em seu país de origem" para incentivar a "troca cultural" em toda América Latina, destacou Pablo Maytía, diretor de comunicação da Sala Zitarrosa, onde acontecerá o festival.

A escolha dos artistas foi feita pelo diretor da sala Zitarrosa, Jorge Shelemberg, que disse à Agência Efe ter buscado "uma grande variedade de artistas que se adequem ao formato pequeno do festival".

Nesta quarta edição estão entre as atrações musicais a cantora brasileira Larissa Baq, o duo formado pela peruana Sandra Peralta e o argentino Leandro Cacioni e as argentinas Macarena Robledo e Ana Robles.

Como novidade, pela primeira vez serão exibidos curtas-metragens no evento, aproveitando que a Sala Zitarrosa faz parte da Rede de Salas Digitais do Mercosul, que neste ano acrescentou o cinema contemporâneo à sua agenda cultural, "buscando diálogo e sinergia entre música e cinema", destacou Shelemberg.

Os curtas-metragens exibidos serão "Salitre", da brasileira Lara Belov; "La quietud", da argentina Inés Barrionuevo; e "12 mil Noches de Jazz", de Cristina Marrón e Salvador Savarese, também argentinos.

O festival teve sua primeira edição em 2013 como parte das comemorações pela escolha de Montevidéu como Capital Ibero-Americana da Cultura, e desde então recebeu mais de 30 artistas de diferentes nacionalidades.

O evento conta com o apoio da Associação para o Desenvolvimento da Indústria Musical na Região Ibero-Americana (Adimi), formada por um grupo de produtores independentes com a vontade "fomentar" os espetáculos musicais e a "troca" entre os países, e do Departamento de Cultura da Intendência de Montevidéu.