Topo

Cazaquistão inaugura 1ª academia superior de dança de Ásia Central

31/08/2016 13h02

Astana, 31 ago (EFE).- A Academia Nacional de Dança do Cazaquistão foi inaugurada nesta quarta-feira em Astana pelo presidente do país, Nursultan Nazarbayev.

O "templo de arte", como o governante definiu o espaço, é a primeira instituição de educação superior de dança e a maior escola especializada nesta arte da Ásia Central. A Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC) e o fundo soberano cazaque Samruk-Kazyna são os principais investidores, conforme disse Nazarbayev durante a inauguração do centro.

"Após meu pedido, a companhia chinesa CNPC e nosso fundo Samruk-Kazyna investiram na construção como presente pelos 25 anos da independência do Cazaquistão", explicou o presidente.

A Academia Nacional de Dança do Cazaquistão oferecerá o ciclo completo multiníveis de educação coreográfica, desde os fundamentos básicos do ballet até cursos de mestrado e doutorado.

"Os professores da academia deverão criar um padrão único de educação nacional, mas com os altos padrões internacionais no novo templo da arte", disse Nazarbayev.

A escola oferecerá formação gratuita, alojamento e atendimento médico aos estudantes. EFE

kk/rd

(foto)