Entretenimento

Ex-campeão de boxe torna-se apresentador de programa infantil na Rússia

30/08/2016 06h01

Arturo Escarda.

Moscou, 30 ago (EFE).- O ex-campeão mundial de boxe Nikolay Sergeyevich Valuev, conhecido como "O Gigante Russo" e "Besta do Leste" por causa de seu tamanho - 2,13 metros e 150 quilos -, será a partir de setembro o "Grande Mágico Bom" para milhões de crianças que assistem ao programa infantil mais popular da televisão russa.

De aspecto ameaçador e cara de poucos amigos se forem levadas em conta muitas de suas fotos que circulam pela internet, Valuev, de perto, mostra inteligência, tato e senso de humor.

"Quando as mães e os pais me pedem que tire uma foto com seus filhos, alguns deles bebês, sempre lhes pergunto se não têm medo", disse ele ao anunciar sua decisão de se tornar o novo coapresentador de um programa infantil.

A entrevista coletiva em questão aconteceu um mês depois da notícia de sua contratação pelo programa, por isso todas as críticas à controvertida aposta dos produtores já haviam repercutido na imprensa e na internet, onde muitos brincaram que as crianças terão pesadelos se virem Valuev na telinha.

"Também pensei que meu aspecto físico poderia assustar as crianças, em vez de prepará-las para ir para a cama. Mas depois lembrei que, quando pego essas crianças que as mães me entregam no colo, poucas vezes alguma começa a chorar", afirmou o ex-boxeador.

Mas as feições de Valuev e sua carreira em um esporte como o boxe não são os únicos fatores que levam alguns a questionar sua contratação.

A cadeira de Valuev no Parlamento pelo partido do presidente Vladimir Putin, o Rússia Unida, e a defesa que ele fez de leis polêmicas mantêm os críticos em alerta, que temem que o "Tio Nico", como as crianças russas o reconhecerão em seu novo papel, tentará inculcar neles os valores "tradicionais" defendidos pelo chefe de Estado.

Os mais pessimistas advertem que a beligerante propaganda da televisão estatal, impulsionada pelo Kremlin, estende seus longos braços para as gerações do futuro, com a pretensão de perpetuar seus distorcidos e retrógrados valores machistas, chauvinistas e homofóbicos.

O diretor da produtora responsável pelo programa, Aleksandr Mitroshenkov, despreza todas as críticas e garante que contratou Valuev "não porque é um político, mas porque as crianças o veem como o grande mágico bom e gostam dele".

A estreia de Valuev no programa infantil adquire tons machistas olhando da perspectiva cultural do Ocidente - tradicionalistas no jargão russo -, de acordo com todos os presentes na entrevista coletiva.

"As crianças finalmente irão para a cama em paz e tranquilidade, seguras de que estão protegidas por um homem de verdade", afirmou Tatiana Tsivareva, diretora do canal estatal no qual o programa é transmitido.

Mitroshenkov lamenta a "falta de um homem em muitos lares russos" e defende que "deveria haver um pai forte em todas as casas", enquanto Anna Mikhalkova, que há 14 anos é apresentadora do programa, acredita que faz tempo que era preciso no palco "um homem que saiba pregar um prego".

"Voltarei para os sanduíches e à costura", declarou, sorridente, a filha do famoso cineasta Nikita Mikhalkov, conhecido por sua proximidade do Kremlin e por seu apego ao tradicionalismo.

Enquanto isso, "tio Nico", de 43 anos e pai de três filhos de diferentes idades, não esconde que seu objetivo será influir "positivamente" nas crianças de hoje para moldar os adultos do amanhã, embora sempre com a ideia de que tudo o que se diz e se faz no programa "deve ser bondoso".

"Na televisão de hoje há muita programação que pode ser interessante para as crianças, mas, apesar de ser atraente e colorida, nem sempre contém aquilo que queremos ensinar a nossos filhos", explicou.

Pregar um prego na parede, como disse Mikhalkova, ou lavar as meias, como fazia ele mesmo quando criança todas as noites antes de dormir, são algumas das coisas que Valuev quer ensinar às crianças.

"Que não pensem que o leite sai da caixa vendida na loja. Que cheguem perto do pai ou da mãe e se ofereçam para pregar um prego na parede e que se sintam orgulhosos de que aquele quadro na sala ficará pendurado durante anos lá", afirmou Valuev.

O homem que se tornou o primeiro campeão russo dos pesos pesados pela Associação Mundial de Boxe (AMB) vai dividir o palco com as populares marionetes que deram boa noite a muitas gerações de crianças em seu mais de meio século de história.

Um porco, um coelhinho, um filhote de corvo e de cachorro, entre outros, são alguns dos personagens que aparecem no programa, sempre acompanhados por um apresentador adulto e que, de segunda a sexta-feira, tenta ensinar algo bom e útil para as crianças.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo