Topo

Cidade de Belmonte revive em Portugal o descobrimento do Brasil

14/08/2016 17h44

Carlos García.

Belmonte (Portugal), 14 ago (EFE).- O povo da cidade de Belmonte, na região central de Portugal, está recriando nestes dias com sua Feira Medieval o descobrimento do Brasil no ano de 1500 através de vários eventos, entre eles uma exposição, cuja estrela principal é a carta original de Pero Vaz de Caminha enviada à monarquia portuguesa logo após a chegada de Pedro Álvares Cabral em terras brasileiras.

Antônio Rocha, prefeito da cidade portuguesa, explicou em entrevista com a Agência Efe que esta iniciativa se iniciou porque "o descobridor do Brasil no ano 1500 foi um morador de Belmonte, Pedro Álvares Cabral".

Para comemorar este feito, a cidade, uma das 12 que têm a distinção de "Aldea Histórica" em Portugal, recriará até o dia 15 de agosto a Belmonte histórica do fim do século XV, quando Fernando Álvares e Isabel de Gouveia, pais do descobridor do Brasil, decidiram enviar seu filho Pedro à Corte, para que lá fosse educado.

O evento será "teatralizado" e haverá diferentes passagens de manhã e pela tarde, acompanhadas de música, danças e todo tipo de eventos que evocam ao início do século XVI e ao esplendor português da época.

Além disso, a cidade de Belmonte, situada a cerca de 360 quilômetros de Lisboa, organizou uma exposição que ficará aberta ao público até 26 de outubro, na qual exibe, sob medidas rígidas de segurança, a carta original que Pedro Álvares Cabral mandou Pero Vaz de Caminha escrever ao rei Don Manuel I logo após pisar em solo brasileiro.

A carta está exposta no Castelo de Belmonte, um dos conjuntos mais bem conservados em todo o território português, dentro de uma mostra intitulada "Novo Mundo e a Palavra".

Além da carta, também estão expostas peças de museus nacionais de Portugal e uma importante coleção privada de arte antiga para que o visitante possa reconhecer objetos da época do descobridor.

A carta de Pero Vaz de Caminha enviada ao rei Dom Manuel I sobre o descobrimento do Brasil marcou um momento único na história mundial e foi, no ano de 2005, o primeiro documento em língua portuguesa incluído no Registo da Memória do Mundo, um projeto da Unesco iniciado em 1992 com o objetivo de identificar e preservar documentos e arquivos de grande valor histórico.

A programação da feira "Belmonte Medieval" inclui atividades relacionadas com culinária tradicional, falcoaria, visitas guiadas pelos diferentes espaços históricos, além de teatro de rua e espetáculos de música e dança.

Para completar o contexto do descobridor Pedro Álvares Cabral, a prefeitura de Belmonte criou em 2009 o Museu dos Descobrimentos, para que seus visitantes possam entender o esplendor português do período compreendido entre o final do século XV e o início do XVI.

Nesse museu, o visitante pode experimentar a viagem realizada por Cabral e sua frota, até sua chegada ao local onde hoje fica a cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, através de diferentes recriações, fotografias, composições artísticas e audiovisuais que, inclusive, simulam o acontecimento através da realidade virtual.

Pedro Álvares Cabral (Belmonte, 1467 - Santarém, 1520) foi um dos exploradores do Novo Mundo mais emblemáticos e destacados de Portugal, procedente de uma família nobre, já que seu pai era o titular do feudo de Belmonte.

Após se tornar o primeiro europeu a atracar no Brasil, Cabral ficou encarregado de comandar uma expedição rumo à Índia, seguindo a rota estabelecida por Vasco da Gama, com o objetivo de expandir as relações comerciais de Portugal, o que o transformou em um dos homens mais valiosos do Império Português.