Topo

Fotógrafo palestino não pode sair de Gaza para receber prêmio por trabalho

09/08/2016 11h46

Jerusalém, 9 ago (EFE).- Um fotojornalista palestino de Gaza que ganhou um concurso internacional de fotografia na Rússia não pode viajar para receber o prêmio devido ao bloqueio imposto à Faixa, denunciou o jornalista em declarações à Agência Efe.

Ashraf Abu Amra disse que na quinta-feira passada que foi notificado por por e-mail sobre o prêmio de segundo lugar no concurso "Andrei Stenin International Press Photo" na categoria de Notícias Mais Importantes e foi convidado para participar da cerimônia de entrega no dia 30.

O jornalista já ganhou o mesmo prêmio no ano passado com outra foto e também não pôde participar da entrega pelas restrições de saída na Faixa de Gaza.

Israel tem sob bloqueio o enclave desde 2007, quando o movimento islamita Hamas tomou o controle desse território, e só permite a saída de cidadãos por razões médicas e humanitárias ou, em casos especiais, mediante permissões facilitados a ativistas, jornalistas e empresários.

Pelo sul, o Egito controla a passagem fronteiriça de Rafah, também fechada desde a chegada do presidente Abdul Fatah Al Sisi ao poder em 2013 e que é aberta de forma muito esporádica.

O concurso fotográfico russo foi vencido neste ano por uma profissional egípcia, e o terceiro lugar foi para um jovem fotógrafo sírio.

Natural de Dir el-Balah, Abu Amra exige a intervenção do presidente palestino, Mahmoud Abbas, e do Sindicato Palestino de Jornalistas para que o ajudem a sair e custeiem as despesas de viagem à Rússia.

"O valor do prêmio não é econômico, é político, e a foto que apresentei é muito humanitária. Mostra a dor de perder um filho, (em uma imagem) na qual um pai entristecido abraça seu filho morto e chora", disse o agraciado.

A Efe entrou em contato com as autoridades militares israelenses para conhecer os detalhes do caso, mas estas responderam que com o nome e sobrenomes unicamente não era possível ter acesso à solicitação.