Topo

Entretenimento

De olho em turistas, Instagram traça roteiro de arte de rua no Rio

Reprodução/Instagram/@hytawayner
Mural da artista Rita Wainer no Boulevard Olímpico, na Orla Luis Paulo Conde, no Rio Imagem: Reprodução/Instagram/@hytawayner

Do Rio de Janeiro

02/08/2016 14h06

Sede de grandes eventos nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro também virou palco de um circuito de arte de rua traçado por uma conta do Instagram, que conta com obras de artistas como Vik Muniz, Eduardo Kobra e Acme, entre outros.

A conta @InstawalkRio oferece um mapa com mais de 50 obras urbanas exibidas nas ruas do Rio de Janeiro, cidade que a partir da sexta-feira (5) receberá os Jogos Olímpicos.

O percurso proposto pela conta inclui obras de diferentes artistas situadas em diversos pontos da cidade, como o Boulevard Olímpico, um novo parque que se estende por grande parte da área que anteriormente era ocupada por adegas e píeres do porto do Rio de Janeiro.
 

No local está o gigantesco mural de 3 mil metros quadrados concluído há poucas semanas pelo reconhecido artista brasileiro Eduardo Kobra, no qual destacam-se os rostos de representantes de etnias dos cinco continentes.

O novo mural, batizado "Todos somos um" e que ocupa totalmente a parede frontal de um estacionamento abandonado no porto do Rio ao longo de uma quadra, procura transmitir a mensagem de paz e união que o artista promoveu com suas obras em vários países.
 

Perto dali, no mesmo Boulevard, foi levantada uma espécie de balanço de madeira com forma de baleia na qual está escrito o lema "Amor, bondade e bem", projetada pelo artista Acme, que se considera um "sobrevivente da arte urbana".

Na rota figuram as emblemáticas escadas Selarón, desenhadas pelo chileno Jorge Selarón nos anos 90.
 

Identificadas com o número 29 aparecem os arcos de Lapa, construídos em 1700 pelo engenheiro português José Fernandes Pinto com o objetivo de garantir a distribuição de água pelo centro do Rio de Janeiro.

Além das obras clássicas, os turistas e locais poderão visitar outras recentes, como as realizadas no Largo de Sao Francisco da Prainha.

No local, sobre as paredes brancas de dois edifícios, estão os grafites de grandes proporções de Brusk e Panónio.

A proximidade dos Jogos Olímpicos também foi aproveitada pelo Google para divulgar a história e cultura da "Cidade Maravilhosa" através de um tour virtual disponível em um aplicativo.

Através dela, os usuários poderão visitar virtualmente alguns dos lugares mais emblemáticos de Rio, como o Cristo Redentor e o Teatro Municipal.

 

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento