Topo

Tesouros dos grandes faraós egípcios ganham réplicas oficiais para venda

26/07/2016 06h01

Azza Guergues e Edu Marín.

Cairo, 26 jul (EFE).- Tesouros dos grandes faraós egípcios foram expostos pela primeira vez em forma de réplicas no Museu Egípcio do Cairo, onde os visitantes podem contemplar e até mesmo comprar esses itens como objetos de decoração.

"Passamos anos fazendo réplicas de nossos monumentos e agora chegou o momento de mostrá-las", disse Iman Saber, uma das artistas do Centro de Recuperação da Arte do Antigo Egito, enquanto fazia o acabamento de um vaso de flores de lótus na loja de souvenirs do museu.

Este centro e o Departamento de Réplicas da Unidade de Modelos Arqueológicos expõem pela primeira vez no museu essas peças, vendidas com diversas faixas de preço: desde figurinhas por cinco libras egípcias (R$ 1,85) até grandes sarcófagos ou o carro que conduziu o faraó Tutancâmon, por 90 mil libras egípcias (R$ 33 mil).

A exposição, inaugurada no dia 14 de julho pelo ministro de Antiguidades, Khaled al Anani, estará aberta até a próxima quinta-feira ao público, que poderá adquirir centenas de réplicas de tesouros egípcios, inclusive objetos da tumba de Tutancâmon, achada intacta pelo arqueólogo inglês Howard Carter em 1922.

Salah, um artesão da Unidade de Modelos Arqueológicos, contou que trabalha há quase 40 anos fazendo réplicas para a pequena loja que possui no Cairo Antigo, mas em 2011 se vinculou a esse departamento do Ministério de Antiguidades.

Sentado em frente a uma pequena mesa cheia de materiais e réplicas a serem finalizadas, Salah mostrou um leque do faraó criança que já terminou.

"Este leque contém duas partes que soldadas. Nelas, fazemos buracos para colocar as plumas e todas essas partes, que são de cobre, são unidas para formar o utensílio que os guardas do rei utilizavam para abaná-lo", explicou o artesão.

Ao seu lado, o chefe do Departamento de Réplicas da Unidade de Modelos Arqueológicos, Ayman Abed, afirmou que cerca de 50 artesãos como Salah participam da exposição.

"Reunimos um grupo grande de artistas especializados, que têm muitos anos de experiência, e enviamos equipes tanto ao museu como a outros lugares para fazerem fotos dos monumentos que depois ganhariam essas réplicas na Unidade", comentou.

Abed destacou que a ideia de fundar a Unidade, criada em 2011 e situada na Cidadela do Cairo, surgiu para combater a propagação de réplicas vindas da China.

"O objetivo (da Unidade) é reproduzir uma cópia exata do modelo original com mãos egípcias. Até agora, a Unidade produziu entre 500 e 600 réplicas de Tutancâmon e seu objetos", explicou Abed, que informou que esse departamento "garante a qualidade das réplicas" e visa fazer cópias de todos os monumentos egípcios.

Diante da grande variedade de peças, o responsável pelo departamento reconheceu que as que mais vendidas são as mais baratas.

"As pessoas costumam comprar peças para presentes, mas não vão comprar um sarcófago ou um carro", declarou.

Uma das visitantes, Yasmin, estudante de Antiguidades na Universidade de Ain Shams, no Cairo, admira essas grandes réplicas dos tesouros de seu país. No entanto, não comprou nada e optou por adquirir vários livros sobre arte e arqueologia, que ganharam descontos ao longo da exposição para também promover as vendas.

"São muito baratos. Há um desconto de 75%, mas o desconto das réplicas é de apenas 20%", comentou a jovem.