Entretenimento

Magnata da Broadway, empresário James M. Nederlander morre aos 94 anos

Scott Roth/Invision/AP
25.jul.2016 - O magnata do entretenimento James M. Nederlander posa com sua família em evento em Nova York Imagem: Scott Roth/Invision/AP

De Nova York

26/07/2016 17h51

O empresário e produtor James M. Nederlander, um dos magnatas mais importantes da Broadway e com extensa trajetória por trás dos palcos, morreu na noite de segunda-feira (25) em Nova York aos 94 anos.

"Nederlander foi um empresário visionário que construiu uma das maiores companhias privadas de entretenimento do mundo", descreve o portal da Broadway, que lembra como o empresário começou a trabalhar nos teatros em sua cidade natal, Detroit, com apenas sete anos, varrendo o chão dos palcos.

Conhecido como Jimmy, o magnata herdou do pai, David T. Nederlander, a Nederlander Organization e a transformou em uma grande empresa proprietária de nove salas de espetáculos em Nova York.

A Nederlander Organization é uma das três grandes companhias da Broadway e controla nove teatros da região, atrás apenas da Shubert Organization, que tem 16 salas. A terceira maior é a Jujamcyn Theaters, com cinco salas.

De 1965 a 1985 e após a morte do pai, James M. Nederlander assumiu o negócio e comprou as salas Brooks Atkinson, Lunt-Fontanne, Marquis, Gershwin, Minskoff, Dederlander, Neil Simon, Richard Rodgers e o teatro Palace.

Nestas salas são interpretadas diariamente grandes espetáculos como "Hamilton" (na Richard Rodgers) e "O Rei Leão" (na sala Minskoff).

Como produtor, Jimmy esteve por trás de centenas de peças, entre elas títulos como "Peter Pan", "A gaiola das loucas", "Annie", "Copenhagen", "Applause", "Me and My Girl", "Nine" e "Sweet Charity".

"O mundo perdeu um de seus grandes empresários", disse seu filho e provável herdeiro da organização, James L. Nederlander, ao confirmar a morte do pai.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo