Topo

Punta del Este acolhe Prêmios Platino com lazer, cultura e natureza

21/07/2016 15h23

Montevidéu, 21 jul (EFE).- A cidade uruguaia de Punta del Este (sudeste) acolhe neste fim de semana a 3ª edição dos Prêmios Platino do Cinema Ibero-Americano e oferece em paralelo a todos seus visitantes uma ampla oferta de atividades de lazer, cultura e natureza para se desfrutar na cidade.

Em pleno inverno, Punta del Este se encherá de símbolos internacionais na festa do cinema ibero-americano, mas apesar da estação as oportunidades de desfrutar do famoso balneário sul-americano são muitas.

Assim, quem estiver neste fim de semana na cidade terá a opção de visitar Casapueblo, uma construção idealizada pelo arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró, muito semelhante com as estruturas gregas de Santorini.

A vida cultural e artística está viva como sempre no antigo povoado de pescadores de Barra de Maldonado. Na avenida Gorlero e na Rua 20 o turista tem a oportunidade de passar uma tarde fazendo compras em suas galerias comerciais, ou em seus restaurantes e salas de cinema.

Outra dica é passear por seus bairros residenciais, pelo passeio marítimo ou tirar fotos em frente à escultura dos 'Dedos'.

Este monumento, cujo nome original é "Homem emergindo para a vida", do artista chileno, Mario Irrázabal, representa um dos pontos mais visitados e conhecidos desta região do país.

No que se refere à natureza, no mês de julho começam a chegar as baleias austrais cuja observação é possível até aproximadamente o mês de novembro nas praias de Punta del Este, cidade que é o principal centro turístico do Uruguai, que fica a 140 quilômetros de Montevidéu.

Outro dos espetáculos naturais do local é a observação de lobos-marinhos na chamada Ilha de Lobos, a cerca de 8 quilômetros de Punta del Este, e onde fica a colônia deste maior animal da América do Sul.

O porto de Punta del Este, também conhecido como porto Nuestra Señora de la Candelaria, se caracteriza por ser o lugar esportivo de maior importância no país e na região.

Em suas instalações chegam as embarcações de turismo e esportivas, assim como pequenos botes que vendem mercadorias e pescado, que selecionam a mercadoria na frente do turista e que por sua vez atraem os lobos-marinhos, que sobem ao píer na busca de um peixe fresco.

A festa da 3ª Edição dos Prêmios Platino será apresentada pela atriz, cantora e estilista uruguaia Natalia Oreiro; pelo ator, diretor, roteirista e produtor espanhol Santiago Segura e pelo humorista, ator e produtor mexicano Adal Ramones.

O espetáculo será transmitido para mais de 50 países pelpo canal fechado TNT para a América Latina.

Os Platinos são organizados pela Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais (Egeda) em parceria com a Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (Fipca).