Topo

Fotógrafo espanhol aborda a cultura da quinoa em exposição em São Paulo

14/07/2016 14h57

São Paulo, 14 jul (EFE).- Ao todo, 24 imagens do fotógrafo espanhol Daniel Lagares, que contam a jornada dos produtores da quinoa nas comunidades quíchuas e aimaras de Puno, no Lago Titicaca, são exibidas a partir desta quinta-feira em São Paulo.

A mostra "Ayllu Quinoa - Os guardiões das sementes" é, segundo os organizadores, uma homenagem à população da Cordilheira dos Andes, herdeira de um conhecimento milenar que em 2013 foi comemorado com o Ano Internacional deste alimento pela Organização das Nações Unidas.

Lagares, nascido em Huelva e radicado no Peru há cinco anos, por sua proximidade e convivência com os "guardiões das sementes", obteve fotografias que se apresentam como uma janela para que seja possível vislumbrar a cultura da quinoa, desde a colheita até o entorno da vida conectada a terra.

"Esta é uma mostra que, por um lado, apresenta o produto central, mas depois se envolve em conteúdos culturais, que tem por trás uma carga muito grande de significado para toda a população andina desta região de cultivo. Toda essa região tem grande sucesso graças à quinoa, que recebe um olhar artístico do fotógrafo, que, além de profissional da imagem, é um grande cineasta e roteirista, o que se nota em seu trabalho", disse à Agência Efe o cônsul geral adjunto do Peru em São Paulo, Fernando Álvarez.

Já para o diretor do Centro Cultural Inca Garcilaso, no Peru, Alonso Ruiz Rosas, esta exposição é o "testemunho de uma experiência compartilhada", com fotografias que transmitem "com autenticidade" o cotidiano dos produtores.

"Estas são imagens destinadas a perdurar", disse ele.

A mostra, que já esteve no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, será apresentada agora no Instituto Cervantes de São Paulo até o dia 31 deste mês.