Desenho de Edgar Degas confiscado por nazistas é leiloado por R$ 1,7 milhão
Um desenho do impressionista Edgar Degas confiscado pelos nazistas em 1940 e restituído aos herdeiros de seu antigo proprietário em maio deste ano foi comprado neste domingo por 462,5 mil euros (cerca de R$ 1,7 milhão) em um leilão da casa Osenat realizado em Fontainebleau, nos arredores de Paris.
A obra, "Trois Danseuses en Buste", foi realizada por volta de 1898 e tinha um valor estimado de entre 350 mil e 450 mil euros.
O desenho, segundo veículos de comunicação franceses, foi confiscado em agosto de 1940 pelos nazistas no domicílio parisiense do médico Maurice Dreyfus, falecido em 1957 e que dez anos antes de sua morte avisou às autoridades francesas que não tinha sido restituído após a Segunda Guerra Mundial.
A obra foi achada em 1951 em um armário da antiga embaixada alemã, mas, por não ser identificada como o desenho em questão, foi levada ao Museu do Louvre à espera de saber quem era seu proprietário.
O desenho foi restituído a Viviane Dreyfus, filha do médico, no último dia 9 de maio, graças a um processo no qual o Ministério de Cultura francês se serviu da ajuda de genealogistas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.