Topo

Desenho de Edgar Degas confiscado por nazistas é leiloado por R$ 1,7 milhão

"Trois Danseuses en Buste", de Degas - RMN-Grand Palais/EPA
"Trois Danseuses en Buste", de Degas Imagem: RMN-Grand Palais/EPA

De Paris (França)

10/07/2016 15h47

Um desenho do impressionista Edgar Degas confiscado pelos nazistas em 1940 e restituído aos herdeiros de seu antigo proprietário em maio deste ano foi comprado neste domingo por 462,5 mil euros (cerca de R$ 1,7 milhão)  em um leilão da casa Osenat realizado em Fontainebleau, nos arredores de Paris.

A obra, "Trois Danseuses en Buste", foi realizada por volta de 1898 e tinha um valor estimado de entre 350 mil e 450 mil euros.

O desenho, segundo veículos de comunicação franceses, foi confiscado em agosto de 1940 pelos nazistas no domicílio parisiense do médico Maurice Dreyfus, falecido em 1957 e que dez anos antes de sua morte avisou às autoridades francesas que não tinha sido restituído após a Segunda Guerra Mundial.

A obra foi achada em 1951 em um armário da antiga embaixada alemã, mas, por não ser identificada como o desenho em questão, foi levada ao Museu do Louvre à espera de saber quem era seu proprietário.

O desenho foi restituído a Viviane Dreyfus, filha do médico, no último dia 9 de maio, graças a um processo no qual o Ministério de Cultura francês se serviu da ajuda de genealogistas.

Audrey Azoulay (esq.), ministra francesa da Cultura, e Viviane Dreyfus, filha de Maurice Dreyfus - Charles Platiau/Reuters - Charles Platiau/Reuters
Audrey Azoulay (esq.), ministra francesa da Cultura, e Viviane Dreyfus, filha de Dreyfus
Imagem: Charles Platiau/Reuters