Entretenimento

Identidade e conflitos na América Latina são tema de exposição em São Paulo

Reprodução/Arquivo Nuñez de Arco
Foto de 1900 batizada de "Con El Mundo A Mis Pies" em exposição em SP Imagem: Reprodução/Arquivo Nuñez de Arco

De São paulo

16/06/2016 16h33

Para rediscutir a construção do imaginário latino-americano foi inaugurada nesta quinta-feira (16), em São Paulo, a exposição "Arquivo Ex Machina - Identidade e Conflito na América Latina", com curadoria do brasileiro Iatã Cannabrava e do espanhol Claudi Carreras.

"A exposição não trata apenas de rever a ideia de América Latina proposta por arquivos elaborados em processos cheios de vícios coloniais. 'Arquivo Ex Machina' revisita, de maneira contundente, os critérios que denominam aquilo que definimos como local de guarda de um conjunto de indícios documentais", afirmam os curadores.

Realizada no instituto Itaú Cultural, com projeto de Frederico Teixeira e Penelope Casal de Rey, a mostra reúne mais de 10 conjuntos de trabalhos fotográficos que somam cerca de 150 imagens, espalhadas por três andares, que ficarão em cartaz até o dia 7 de agosto.

No primeiro piso está exposto um conjunto de fotos do equatoriano Coco Laso e o arquivo do colecionador boliviano Javier Nuñez del Arco, que compõe o material perdido do fotógrafo, cinegrafista, escritor e correspondente de guerra alemão Hans Ertl.

No subsolo, o recorte tem viés politizado; em 'Operação Condor', onde as fotos do português João Pina são o relato da operação que envolveu seis países latino-americanos na década de 1970, quando a região estava tomada por regimes ditatoriais.

A exposição se inicia em meio à quarta edição do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, que tem como tema "A Fotografia como Pensamento".

O evento propõe expandir as fronteiras da fotografia, que a organização explica como "o momento em que ela deixa de ser puramente instrumental para se constituir em uma instância autônoma de geração de conhecimento".

O fórum, que se estende até domingo, reunirá workshops, lançamento de livros com sessão de autógrafos, debates e entrevistas com especialistas como Denise Gadelha, Claudia Jaguaribe, Diógenes Moura, Felipe Nepomuceno, Itala Schmelz, Juan Antonio Molina, Jim Casper, Joerg Bader, Milton Guran, Ticio Escobar e Wendy Watris.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo