Topo

São Paulo recebe maior festival latino-americano do Brasil

15/06/2016 14h26

São Paulo, 15 jun (EFE).- O festival "Soy Latino", que irá reunir o melhor da cultura, da gastronomia, da dança e da música latina em São Paulo, abre suas portas neste sábado (18), das 12h às 21h, com entrada franca.

O 'Soy Latino' é uma iniciativa do diretor do portal "El Guia Latino", o peruano Ives Berger, e conta com o apoio da ONG Presença da América Latina, do Memorial e do GRULAC, grupo de consulados Latino Americanos no Brasil.

As atividades se concentram na Praça cívica do Memorial da América Latina.

Entre as principais atrações está Sergio Lyra e sua banda, com repertório baseado em grandes e representativos nomes da salsa, como o panamenho Ruben Blades, o venezuelano Oscar D'Leon e os estadounidenses Ray Barreto e Eddie Palmieri.

A banda paulistana Quimbará aproxima os ricos universos da música latino-americana como a cumbia e guaracha, mesclando culturas, ritmos, sabores e tradições em um show para "bailar y guarachar".

Para esta edição, os Dj's selecionados homenageiam a música latina: a brasileira Gabriela Ubaldo (Macumbia/Mundo Pensante), o cubano Julio Moracen, que traz o melhor da música da ilha, o colombiano VJ Montoya com salsa, merengue, reggaeton e bachata e o brasileiro Bruno Gadelha (Congresso Mundial da Salsa).

O professor cubano de dança, Andrés Martínez, sucesso da edição passada, dará novamente uma mega-aula para todo o público.

Também estarão no festival os tradicionais Mariachis, os grupos folclóricos Caribean Show (Cuba), Quinchamalí (Chile), Qhantati Ururi (Perú), entre várias atrações dos países latino-americanos.

Representando a Bolívia, destaca-se o grupo de Hip Hop Santa Mala.

A cantora Celina Castro, de El Salvador, retorna ao festival com seus novos sucessos.

Na gastronomia, destacam-se as propostas do Peru, Bolívia, México, Argentina, Chile e Brasil, o anfitrião da festa que marca sua presença com o tradicional Acarajé baiano e o pastel.