Topo

Escrito por Hitler, "Mein Kampf" fica esgotado na Feira do Livro de Lisboa

Imagem de divulgação da versão em português de "Mein Kampf", da editora Guerra & Paz - Divulgação
Imagem de divulgação da versão em português de "Mein Kampf", da editora Guerra & Paz Imagem: Divulgação

De Lisboa (Portugal)

14/06/2016 14h04

Os exemplares de "Mein Kampf" ("Minha luta", em português), obra que contém o ideal político de Adolf Hitler, foram esgotados na Feira do Livro de Lisboa, segundo confirmou a editora lusitana que publica a obra, Guerra & Paz.

A publicação do livro, considerado um guia ideológico do nazismo, era proibida há até alguns meses e agora a obra está sendo reeditada no mundo inteiro.

Em Portugal, a obra já vai para a segunda edição com o texto integral e a análise de um especialista português e avançará com uma terceira reimpressão, após se transformar em sucesso de vendas para a editora.

Grande parte destas vendas se concentraram na Feira do Livro de Lisboa, que terminou na segunda-feira, onde foram vendidas centenas de exemplares.

As vendas de "Mein Kampf" representaram 20% das alcançadas com a trilogia dos livros que estão na base das grandes tragédias do século 20, que inclui a obra de Hitler, o "Manifesto Comunista", de Marx e Engels, e "O Livro Vermelho", de Mao Tsé-Tung.

A primeira edição de "Mein Kampf" foi publicada em 1924 e, até a queda do Terceiro Reich, foram impressos cerca de 12 milhões de exemplares.

Até o início deste ano não havia novas edições porque os direitos de propriedade intelectual estavam em mãos do Estado da Baviera. No entanto, a obra era acessível tanto em edições em inglês como em livrarias antigas, já que sua venda nunca esteve estritamente proibida.