Topo

Salão do Livro no Rio de Janeiro homenageia a Espanha

O ilustrador espanhol Javier Zabala, convidado do Salão do Livro no Rio - Divulgação
O ilustrador espanhol Javier Zabala, convidado do Salão do Livro no Rio Imagem: Divulgação

Do Rio

13/06/2016 15h21

O Salão do Livro para Crianças e Jovens no Rio de Janeiro, organizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), comemorou nesta segunda-feira o Dia da Espanha, país convidado da 18ª edição do evento, o único do tipo no Brasil e focado na promoção da literatura destinada a crianças e adolescentes.

Seminários e conversas com autores e ilustradores marcaram a participação da Espanha, que apresentou no Salão cerca de 300 títulos que refletem a variedade da literatura infanto-juvenil no país. Entre os convidados destacaram-se os autores espanhóis Maite Carranza, Ledicia Costas, Alfredo Gómez e Gemma Lienas, e os ilustradores Xan López Domínguez e Javier Zabala.

Para a subdiretora-geral da promoção do livro do Ministério da Educação e Cultura da Espanha, Mónica Fernández Muñoz, a presença de funcionários, autores e escritores espanhóis no evento contribui para o debate sobre a literatura e a necessidade de promover a leitura desde a infância. O objetivo da delegação espanhola é divulgar o trabalho desenvolvido no país em favor da literatura infantil, que tem um peso específico na indústria do livro e representa 11% da produção editorial e 12% do faturamento desse mercado na Espanha.

"É um setor muito importante e isso é visto na quantidade de autores e ilustradores e na qualidade das edições", apontou.

A apresentação também contou com a presença da presidente do Conselho Nacional do Livro da Espanha, Sara Moreno, que ressaltou a importância de fomentar a leitura desde a infância e facilitar o acesso aos livros tanto nas escolas quanto através das bibliotecas públicas. Ela destacou ainda as iniciativas que funcionam na Espanha para impulsionar esse hábito, como as "telebibliotecas" e as "bibliometrôs" abertas nas estações de metrô de Madri.

A organização do Salão do Livro espera receber até o próximo domingo, dia 19, a visita 40 mil pessoas, a maioria professores e estudantes. A Feira já teve como convidados países como Alemanha, França, México, Colômbia e Argentina.

Crianças participam de encontro com a escritora Luciana Savaget no Salão do Livro - Divulgação - Divulgação
Crianças participam de encontro com a escritora Luciana Savaget no Salão do Livro
Imagem: Divulgação