Salão do Livro no Rio de Janeiro homenageia a Espanha
O Salão do Livro para Crianças e Jovens no Rio de Janeiro, organizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), comemorou nesta segunda-feira o Dia da Espanha, país convidado da 18ª edição do evento, o único do tipo no Brasil e focado na promoção da literatura destinada a crianças e adolescentes.
Seminários e conversas com autores e ilustradores marcaram a participação da Espanha, que apresentou no Salão cerca de 300 títulos que refletem a variedade da literatura infanto-juvenil no país. Entre os convidados destacaram-se os autores espanhóis Maite Carranza, Ledicia Costas, Alfredo Gómez e Gemma Lienas, e os ilustradores Xan López Domínguez e Javier Zabala.
Para a subdiretora-geral da promoção do livro do Ministério da Educação e Cultura da Espanha, Mónica Fernández Muñoz, a presença de funcionários, autores e escritores espanhóis no evento contribui para o debate sobre a literatura e a necessidade de promover a leitura desde a infância. O objetivo da delegação espanhola é divulgar o trabalho desenvolvido no país em favor da literatura infantil, que tem um peso específico na indústria do livro e representa 11% da produção editorial e 12% do faturamento desse mercado na Espanha.
"É um setor muito importante e isso é visto na quantidade de autores e ilustradores e na qualidade das edições", apontou.
A apresentação também contou com a presença da presidente do Conselho Nacional do Livro da Espanha, Sara Moreno, que ressaltou a importância de fomentar a leitura desde a infância e facilitar o acesso aos livros tanto nas escolas quanto através das bibliotecas públicas. Ela destacou ainda as iniciativas que funcionam na Espanha para impulsionar esse hábito, como as "telebibliotecas" e as "bibliometrôs" abertas nas estações de metrô de Madri.
A organização do Salão do Livro espera receber até o próximo domingo, dia 19, a visita 40 mil pessoas, a maioria professores e estudantes. A Feira já teve como convidados países como Alemanha, França, México, Colômbia e Argentina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.