Topo

Autografada por Marx, primeira edição do livro "O Capital" será leiloada

Karl Marx - Wikimedia Commons
Karl Marx Imagem: Wikimedia Commons

De Londres (Inglaterra)

07/06/2016 10h47

Uma peculiar primeira edição da obra "O Capital", de Karl Marx (1818-1883), que leva a assinatura do autor e foi dada para seu amigo Johann Eccarius, será leiloada pela casa Bonham de Londres no próximo dia 15 de junho.

A peça tem um preço estimado de saída de entre 80 mil e 120 mil libras (R$ 400 mil e R$ 600 mil) e será vendida em uma jornada dedicada a livros e manuscritos.

"Esta é uma sensacional e importante cópia de um livro que mudou o mundo. Tanto Marx como Eccarius foram figuras importantes durante o difícil nascimento do comunismo e desfrutaram de uma relação pessoal estreita durante muitos anos até que o ciúmes e as diferenças políticas os separaram", afirmou hoje o especialista em livros da casa de leilões Simon Roberts.

A peça leva data de 18 de setembro de 1867, quatro dias depois da publicação do primeiro volume, e é uma das poucas cópias que sobreviveram, segundo Bonham.

"O Capital", um tratado de crítica das ciências econômicas, é formado por três volumes, dos quais o primeiro foi publicado em vida de Marx, mas os outros dois, elaborados por seu amigo e colaborador Friedrich Engels a partir das notas do autor, apareceram em 1885 e 1894. O filósofo morreu em 1883.

Em 1846, Marx e Engels, que viviam então em Bruxelas, foram convidados a se unir à Liga, e um ano depois assistiram ao segundo congresso da organização em Londres, onde conheceram Eccarius, a quem pertencia o livro que será vendido.

Eccarius (1818-1889) foi um alfaiate que se uniu ao grupo britânica da Liga dos Justos, organização revolucionária apoiada por alemães que tinham emigrado em 1839.

Marx ficou muito amigo de Eccarius, mas por volta de 1870 a relação tornou-se difícil depois que o autor de "O Capital" lhe acusou de assumir o crédito de suas ideias em artigos jornalísticos.