Escritor brasileiro Raduan Nassar conquista Prêmio Camões 2016

O escritor brasileiro Raduan Nassar, de 80 anos, conquistou nesta segunda-feira (30) o Prêmio Camões 2016, considerado o mais importante das letras em língua portuguesa.
A decisão do júri da 28ª edição do prêmio foi unânime e anunciada durante entrevista coletiva pelo secretário de Estado de Cultura de Portugal, Miguel Honrado.
"Através da ficção, o autor revela, no universo de sua obra, a complexidade das relações humanas", e essa revelação em muitas ocasiões resulta "abrupta e incômoda", dizia a decisão do júri.
"Lavoura Arcaica" (1975) e "Um Copo de Cólera" (1978) são algumas das obras mais conhecidas do autor, nascido em 1935, em São Paulo, e descendente de uma família libanesa.
A última vencedora do prêmio tinha sido a escritora portuguesa Hélia Correia. Com o prêmio deste ano, o Brasil se iguala a Portugal no número de autores premiados: 12 para cada país. Entre os 28 vencedores, há também representantes de Angola e Moçambique.
Criado em 1988 pelos governos de Brasil e Portugal, o Prêmio Camões tem como objetivo distinguir um escritor cuja obra tenha contribuído com a projeção e reconhecimento da língua portuguesa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.