PUBLICIDADE
Topo

Escritor brasileiro Raduan Nassar conquista Prêmio Camões 2016

O escritor Raduan Nassar participa de encontro com a presidente Dilma Rousseff, em março - Roberto Stuckert Filho/PR
O escritor Raduan Nassar participa de encontro com a presidente Dilma Rousseff, em março Imagem: Roberto Stuckert Filho/PR

De Lisboa

30/05/2016 16h10

O escritor brasileiro Raduan Nassar, de 80 anos, conquistou nesta segunda-feira (30) o Prêmio Camões 2016, considerado o mais importante das letras em língua portuguesa.

A decisão do júri da 28ª edição do prêmio foi unânime e anunciada durante entrevista coletiva pelo secretário de Estado de Cultura de Portugal, Miguel Honrado.

"Através da ficção, o autor revela, no universo de sua obra, a complexidade das relações humanas", e essa revelação em muitas ocasiões resulta "abrupta e incômoda", dizia a decisão do júri.

"Lavoura Arcaica" (1975) e "Um Copo de Cólera" (1978) são algumas das obras mais conhecidas do autor, nascido em 1935, em São Paulo, e descendente de uma família libanesa.

A última vencedora do prêmio tinha sido a escritora portuguesa Hélia Correia. Com o prêmio deste ano, o Brasil se iguala a Portugal no número de autores premiados: 12 para cada país. Entre os 28 vencedores, há também representantes de Angola e Moçambique.

Criado em 1988 pelos governos de Brasil e Portugal, o Prêmio Camões tem como objetivo distinguir um escritor cuja obra tenha contribuído com a projeção e reconhecimento da língua portuguesa.