Topo

Máquina alemã de cifragem usada pelos nazistas é leiloada por 9 libras

29/05/2016 11h09

Londres, 29 mai (EFE).- Um grupo de voluntários britânicos comprou no portal de leilões eBay uma histórica máquina de cifragem Lorenz usada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, segundo explicou neste domingo em um programa da "BBC".

Os voluntários do Museu Nacional de Informática, situado em Bletchley Park -onde ficou o centro de decodificação britânico durante a disputa-, identificaram o aparelho quando examinavam o portal, onde era vendido como uma "máquina de telegramas" por 9,50 libras (12,5 euros).

"Um colega meu estava rastreando o eBay e viu uma foto do que parecia um teletipo", declarou John Wetter, um dos assistentes que colabora no museu.

Wetter explicou que então o grupo foi à cidade inglesa de Southend para falar com a pessoa que vendia o aparelho, e ali encontraram o teclado da máquina Lorenz, em sua mala original e "debaixo de um montão de lixo".

"Dissemos à senhora: 'Quanto disse que valia?', e ela respondeu: '9,5 libras'. Portanto dissemos, 'aqui tem uma nota de dez, pode ficar com o troco!", explicou Wetter.

O museu apontou que a máquina só tem o teclado e pediu ajuda para tentar localizar o motor, a fim de tentar reconstruí-la e testar seu funcionamento.

Ao contrário das mais conhecida máquinas Enigma, de menor tamanho e cifragem rotatória, a Lorenz operava em um circuito de teletipo e foi utilizada para transmitir mensagens de alto nível entre Adolf Hitler e seus generais, explica a emissora pública "BBC".

Através desta máquina telegráfica foram introduzidas mensagens em alemão que eram criptografadas mediante um aparelho de cifrado adjunto e eram recebidos pelo destinatário através de outra máquina de teletipo.

O presidente do museu inglês, Andy Clark, disse que por sua complexidade e maior tamanho, os alemães guardavam as máquinas Lorenz em lugares seguros, até o ponto que os criptógrafos britânicos conseguiram em 1942 romper o código sem ter visto nenhuma delas.

"Todo mundo conhece a Enigma, mas a Lorenz foi utilizada para comunicações estratégicas", afirmou Clark.

O Museu Nacional de Informática recebeu em empréstimo uma máquina Lorenz das Forças Armadas norueguesas e planeja fazer um teste de seu funcionamento em 3 de junho, desde a introdução da mensagem em alemão até seu desciframento, utilizando os mesmos recursos disponíveis durante a guerra.

Segundo confirmou a instituição, a máquina achada através de eBay em Southend, no condado de Essex, tem o mesmo número de referência do Exército alemão que o do aparelho enviado pela Noruega.