Topo

Quadrinista canadense Darwyn Cooke morre aos 54 anos na Flórida

14/05/2016 17h20

Miami, 14 mai (EFE).- O quadrinista canadense Darwyn Cooke morreu neste sábado em sua residência da Flórida, nos Estados Unidos, aos 54 anos de idade, vítima de um "agressivo câncer", segundo informou sua esposa, Marsha Cooke.

Cooke morreu na madrugada de hoje "cercado de amigos e parentes", de acordo com a esposa, que na sexta-feira já havia informado que o renomado desenhista do universo das histórias em quadrinhos travava uma batalha contra o câncer.

Premiado com o Eisner, considerado o Oscar das histórias em quadrinhos, Cooke criou sua trajetória profissional a base de um traço característico e estilo colorido, que abriu as portas de selos como DC Comics e Marvel.

Após trabalhar como desenhista e diretor de arte no Canadá, durante a década de 1990 realizou vários storyboards para séries dedicadas a Superman e Batman.

No ano 2000, conseguiu publicar uma de suas primeiras histórias gráficas, "Batman: Ego", cujo sucesso rendeu mais projetos, entre eles o relançamento da personagem "Mulher-Gato", cujo desenhoé mantido até hoje.

Apesar da função como desenhista ter resultado projetos como Superman, Batman, Mulher Maravilha e The Spirit, entre muitos outros super-heróis, seu trabalho como roteirista não desmereceu seu legado artístico, como se observa na saga "Antes de Watchmen".

"Darwyn Cooke viveu uma vida como um personagem de um romance de Mickey Spillane, um olhar a uma época passada que foi, mais que ocasionalmente, refletida em seu trabalho", disse hoje Dan DiDio, coeditor da DC Comics.

"A brilhante simplicidade de sua arte e o fluxo natural de seus roteiros não só elevaram, mas fortaleceram todos os projetos que tocou, e sua paixão e amor pelas histórias em quadrinhos esteve refletida em cada ilustração de cada página", acrescentou.

A família pediu privacidade nestes "difíceis momentos" e convidou todos os interessados a fazer doações à Associação de Câncer do Canadá e à iniciativa Hero, que ajuda os artistas de histórias em quadrinhos.