PUBLICIDADE
Topo

Entretenimento

Atriz espanhola Núria Espert vence Prêmio Princesa das Astúrias das Artes

Núria Espert, considerada a "dama do teatro espanhol" - Getty Images/Quim Llenas
Núria Espert, considerada a "dama do teatro espanhol" Imagem: Getty Images/Quim Llenas

De Oviedo (Espanha)

11/05/2016 11h10

A atriz e diretora espanhola de teatro Núria Espert venceu nesta quarta-feira o Prêmio Princesa das Astúrias das Artes 2016, superando 40 candidatos de 21 nacionalidades.

Espert, considerada a grande dama do teatro espanhol, tinha sido indicada ao prêmio em outras ocasiões, e desta vez venceu o artista americano James Turrell, a violinista alemã Anne-Sophie Mutter e o diretor de orquestra russo Valery Gergiev.

A candidatura da atriz espanhola tinha sido proposta pelo diretor artístico do Teatro Real de Madri, Joan Matabosch, e por seu colega do Teatre Lliure de Barcelona, Lluis Pasqual.

No ano passado, o prêmio tinha sido concedido ao cineasta americano Francis Ford Coppola, diretor da trilogia "O Poderoso Chefão".

O Prêmio Princesa das Astúrias das Artes premia pessoas ou instituições nos setores do cinema, do teatro, da dança, da música, da fotografia, da pintura, da escultura, da arquitetura e outras manifestações artísticas que tenham realizado uma "contribuição relevante ao patrimônio cultural da humanidade".

Este é o primeiro dos oito prêmios concedidos pela Fundação Princesa das Astúrias e será entregue na cidade de Oviedo, no norte da Espanha, em outubro. Os vencedores levam uma escultura projetada por Joan Miró, 50 mil euros, um diploma e uma insígnia.

Entretenimento