Topo

Reino Unido lembra os 400 anos da morte de Shakespeare

Retrato do escritor inglês William Shakespeare - Reprodução
Retrato do escritor inglês William Shakespeare Imagem: Reprodução

23/04/2016 07h54

O Reino Unido lembra neste sábado (23) com um variado programa cultural os 400 anos da morte do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616).

A cidade natal do escritor, Stratford-upon-Avon, tem hoje previstos vários atos para lembrar a data e conta, além disso, com a visita do príncipe Charles e sua esposa, Camila, duquesa da Cornualha.

Na cidade será realizado um desfile no qual se rende tributo ao legado literário do autor inglês de comédias, tragédias e sonetos mais conhecido no mundo, que morreu em 23 de abril de 1616.

Essa cidade inaugura hoje também o chamado New Place, o sítio onde residiu o autor durante seus últimos 19 anos e onde escreveu 26 obras.

Charles e Camilla têm também previsto assistir o espetáculo especial "Shakespeare Live", a cargo da companhia de teatro Royal Shakespeare Company, um dos pontos fortes do programa de eventos.

Stratford-upon-Avon abriu nesta sexta-feira, além disso, a escola na qual o autor descobriu a paixão pelo teatro e na qual foi encontrada uma pintura da época dos Tudor.

Também em Londres haverá hoje, Dia de São Jorge, atividades para lembrar a vida e obra do escritor na emblemática Praça Trafalgar.

Nessa cêntrico enclave londrino haverá espetáculos de música ao vivo, leitura de contos e postos com comida para os presentes.

A capital britânica celebra neste fim de semana o projeto "The Complete Walk", a projeção de 37 curtas-metragens na margem do rio Tâmisa para ilustrar todas as obras que o dramaturgo escreveu.

Esta data histórica é marcada também com o ponto final da turnê mundial de "Hamlet", que só neste sábado e domingo retorna ao Globe Theatre, o palco londrino que lançou Shakespeare à fama.